Home / Política

POLÍTICA

Criação da Universidade de Jataí avança na Câmara

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal aprovou,  na última quarta-feira, relatório do deputado Lucas Vergílio (SDD-GO) favorável à criação da Universidade Federal de Jataí (UFJ). A mesma comissão já havia aprovado na semana passada o parecer de Fábio Sousa (PSDB-GO) pela criação da Universidade Federal de Catalão (UFCat). O deputado federal Daniel Vilela (PMDB-GO) é autor de indicação ao governo federal pela criação das duas universidades e foi o relator dos dois projetos, de autoria do Poder Executivo, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e na Comissão de Educação.

“Tem sido muito importante o trabalho conjunto da bancada goiana para garantir o bom andamento da matéria e atender esse desejo dos dois municípios de contarem com universidades públicas autônomas e mais afinada com as demandas das duas regiões do Estado”, afirma Daniel Vilela. A criação das duas instituições virá do desmembramento das unidades da Universidade Federal de Goiás (UFG) nos municípios.

Em junho, Daniel Vilela promoveu audiências públicas nas duas cidades, com participação da comunidade acadêmica, servidores técnico-administrativos, setor produtivo e lideranças políticas, para discutir a proposta. Em ambas audiências, que contaram também com a participação do reitor da UFG, Orlando Amaral, a criação das unidades de ensino autônomas teve amplo apoio popular. Daniel também articulou junto à Presidência da República e ao Ministério da Educação o envio dos projetos para apreciação da Câmara.

“Entendemos que a criação das universidades, na modalidade desmembramento, ou seja, com impacto ínfimo no orçamento, possibilitará uma verdadeira independência e autonomia dessa instituição de ensino superior com possibilidades muito mais amplas de alavancar os resultados almejados para o desenvolvimento das regiões”, avalia o deputado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias