Home / Política

POLÍTICA

Parceria em prol de Goiânia

O governador Marconi Perillo (PSDB) se encontra, hoje, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), em reunião de trabalho para definir as parcerias administrativas entre os governos do Estado e do município em prol desenvolvimento econômico e humano da capital goiana. Iris será recebido por Marconi na Sala de Reuniões do 10.º andar do PPLT.

Com o encontro, Marconi e Iris dão mais um sinal contundente da mútua disposição de manter convivência política e administrativa de altíssimo nível, pautada pelos interesses da população – vale lembrar que eles se enfrentaram diretamente pela terceira vez seguida na eleição estadual de 2014, quando Marconi se elegeu governador de Goiás pela quarta vez.

Há cerca de um mês, por iniciativa de Marconi, ele e Iris desistiram das ações judiciais que moviam um contra o outro. O governador e o então prefeito eleio assinaram um termo de desistência segundo o qual “ajustam e acordam exclusiva e mutuamente desistir das ações judiciais em curso, cíveis e criminais, que promovem entre si, tanto no polo ativo quanto no polo passivo, em todos os graus de jurisdição”.

O documento, assinado por ambos, dizia ainda que eles “aceitam a desistência mútua, a fim de que o ajuste ora entabulado possa ser homologado judicialmente e extintos sem julgamento de mérito os feitos da tramitação. O Termo de Desistência e Aceitação Mútuas de Ações Judiciais proposto por Marconi acorda ainda que ele e Iris arquem “cada qual com as despesas processuais dos advogados constituídos”, representados nas quatro ações ajuizadas pelo governador e pelo prefeito eleito. São três ações indenizatórias e uma queixa-crime, todas ajuizadas no Foro da Comarca de Goiânia. Com a assinatura do termo de desistência, as ações são arquivadas em definitivo.

Desde novembro passado, Marconi vem recebendo os novos prefeitos em reuniões individuais de trabalho. Nesta quinta-feira foram mais 28 prefeitos. Entre novembro e dezembro, o governador ouviu os prefeitos dos 106 maiores municípios de Goiás, à exceção de Goiânia, cuja audiência foi solicitada agora pelo prefeito Iris Rezende.

Consórcios

Em face da situação de precariedade da malha viária urbana da grande maioria das cidades goianas, do fato de a quase totalidade dos prefeitos estarem reivindicando e da falta de recursos para os serviços de manutenção, o governador Marconi Perillo está sugerindo aos novos prefeitos, recebidos por ele em audiência, que formem consórcios municipais para baratear os custos das obras de melhoria e pavimentação das ruas e avenidas de suas cidades. A todos ele tem garantido que o Estado firmará convênios para repasses de recursos, em duas parcelas: uma este ano e outra em 2018.

Nesta quinta-feira, 19 de janeiro, o governador abriu as portas de seu gabinete para mais uma maratona de audiências individuais aos novos prefeitos – 28 ao todo. “Com o consórcio é possível fazer mais asfalto, com um custo menor”, repetiu o governador a cada um deles, garantindo também que os convênios serão cumpridos à risca pelo Estado.

Ele começou a manhã recebendo uma comitiva de Fazenda Nova, liderada pelo prefeito Afrânio Ferreira (PMDB). Reafirmou que o governo está aberto a parcerias e que não haverá qualquer tipo de discriminação a nenhum prefeito, independente se foi eleito por partidos da base do governo ou da oposição.

Dentre os pleitos levados pelo prefeito de Fazenda Nova, pedido de recapeamento de ruas, convênio com o Hospital Municipal e doação de microônibus para transporte escolar e ambulância. “Fui bem recebido pelo governador, ele nos passou muita confiança”, avaliou o peemedebista, ao final da audiência.

Pavimentação é pleito comum de todos os municípios

Além de moradias, foi grande o número de solicitações dos prefeitos para a pavimentação e reconstrução da malha rodoviária urbana. O prefeito de Itajá, Rênis César de Oliveira, saiu satisfeito da reunião. O governador se comprometeu a ajudar o município. “É muito importante essa atitude. Marconi demonstra que tem preocupação com a situação das cidades. Pedimos asfalto e o governador se comprometeu em nos ajudar”.

O prefeito de Mossâmedes, Cássio Moreira, solicitou ao governador ajuda para construir moradias populares, asfalto urbano e reconstrução do hospital municipal. Marconi afirmou o compromisso com a cidade e garantiu que vai liberar convênios para ajudar a nova administração.

O prefeito da cidade de Itaguari, Adelino Sousa, pediu ajuda ao governador Marconi Perillo para a aquisição de uma máquina de corte de roupas. A cidade é um dos maiores polos de confecção de moda íntima do Estado. O novo prefeito também solicitou ajuda para pavimentar 60% das ruas do município.

Eleita pela primeira vez em Formoso, Alessandra Souza agradeceu Marconi pela reunião. Disse que o grande problema da cidade é a falta de recapeamento. Alessandra solicitou novos ônibus escolares.

Fernanda Nolasco, de Baliza, município localizado na divisa com o Mato Grosso, discorreu ao governador que o principal problema da cidade hoje é a pavimentação urbana. Fernanda pediu também a construção de um ginásio de esportes, que foi autorizado imediatamente.

Última prefeita atendida nesta quinta-feira, Divina Souza, de Caturaí, afirmou que a prioridade é asfalto para a cidade. Marconi garantiu o recurso ao município.

9-2

A prefeitos, Marconi diz que fará 30 mil moradias em 2017

O governador Marconi Perillo informou, em reunião com prefeitos na tarde de hoje, que vai construir 30 mil moradias neste ano em parceria com o governo federal e com as prefeituras. O anúncio é resposta positiva e ansiada pelos gestores, que trazem dentre suas maiores demandas a construção de casas. O governo estadual disponibilizará os recursos por meio do Cheque Mais Moradia, um de seus programas sociais mais abrangentes.

Marconi recebeu 14 prefeitos no período da tarde, na Sala de Situação do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Prefeito de Davinópolis, Robson Luiz (PR), foi um dos que demandaram a construção de moradias. Ele pediu apoio para edificar 50 casas no município. “Foi uma reunião muito proveitosa, como sempre. Marconi dá muito valor aos prefeitos e aos seus pedidos. Tenho certeza de que nossa demanda vai ser atendida, e vamos conseguir construir essas casas”, disse. Ele também solicitou recapeamento de algumas vias da cidade.

O prefeito de Rianápolis, José Carlos Lopes (PSDB), ressaltou que moradia é uma demanda considerada urgente, além do recapeamento e pavimentação asfáltica. “Esse anúncio da construção de moradias é muito bem recebido. O governador Marconi sempre foi parceiro dos prefeitos e é uma satisfação enorme saber que podemos contar com ele”, declarou.

A prefeita de Turverlândia, Reila Aparecida Naves de Faria (PMDB), disse que a demanda maior de sua cidade é por Cheques Mais Moradia – Reforma –, além de recapeamento e uma ambulância. “Essa reunião foi um presente. Marconi sempre honrou nossa população. Essas parcerias vão mudar a nossa vida para melhor”, afirmou.

Prefeito de São Luiz do Norte, Jacob Ferreira (PMDB), observou que o governador sempre abriu as portas do Palácio a todos os prefeitos, reforçando seu caráter republicano reconhecido pelos gestores. Ele pediu apoio para construção de uma ponte sobre o Rio das Almas.

A prefeita de Santa Fé, Maria Erly da Silva Siqueira (PSB), também elogiou a ação de Marconi de receber os 246 prefeitos goianos. “É muito importante esse contato, porque nos ajuda a dividir os problemas e a encontrar soluções”. Os pedidos feitos ao governador foram recapeamento e equipamentos para o hospital municipal.

Prefeito de Turvânia, Fausto Mariano Gonçalves (PMDB), disse que queria expressar em público sua gratidão por ter encontrado as mãos estendidas do governador. Ele também apresentou demanda na área de habitação: 120 casas, além de recapeamento asfáltico.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias