Home / Política

POLÍTICA

Prefeitos respaldam fusão de programas de governo Marconi

O governador Marconi Perillo promoveu uma reunião de trabalho com as participações dos secretários estaduais das áreas mais importantes, ocasião em que traçou metas de atuação do governo para os próximos meses, principalmente junto aos municípios. O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Bernardes Baré, participou como convidado especial.

Na reunião, o governador anunciou a fusão dos Programas Goiás Mais Competitivo e Goiás Inovador (GMCI) e solicitou o empenho de todos visando melhorar a colocação de Goiás no ranking nacional quanto a aplicação de políticas públicas.

Uma das preocupações do governo refere-se ao setor de saúde, principalmente quanto ao índice de mortalidade infantil. Para tanto foram anunciados mais investimentos com a liberação de cinco milhões de reais, recurso já empenhado e autorizado, para a aquisição de equipamentos que serão utilizados nas unidades neonatal nos trinta municípios goianos onde o problema é mais grave.

Também serão adquiridos equipamentos a serem utilizados pelos agentes comunitários de saúde, como medidor de pressão e aferição de glicemia, ampliando a atuação desses profissionais. Vale lembrar que, nesse caso, o governo estadual investe, também, na melhoria da qualificação profissional. Para tanto cerca de 8 mil agentes de saúde estão recebendo treinamentos através de convênio assinado pelo estado com a Universidade de Brasília (UnB).

Outro assunto discutido na reunião, e que trata diretamente dos municípios, foi o anúncio de autorização para a implantação de unidades de saúde, medida essa que ficará a cargo de decisão de cada gestor. Em 49 municípios algumas dessas unidades já estão em funcionamento e aguardam autorização para o recebimento de recursos, enquanto que em outros, foi cumprida apenas a parte burocrática.

Durante a reunião o governador Marconi Perillo solicitou o empenho das entidades que representam os municípios (Associação Goiana de Municípios e Federação Goiana de Municípios) para o cumprimento dessas metas. Marconi elogiou e agradeceu o trabalho do presidente da AGM Cleudes Baré no trabalho em parceria com o governo afirmando que “a AGM sempre tem sido uma parceira de todas as horas”. O secretário Estadual da Saúde, Leonardo Vilela, também destacou o importante trabalho e o apoio que a secretaria tem recebido da entidade.

Por sua vez Cleudes Baré colocou a AGM à disposição para colaborar com o Governo Estadual na execução desse trabalho, mobilizando os municípios, “a exemplo do que sempre tem sido feito”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias