Home / Política

POLÍTICA

Vecci: “PSDB já tem nome para o governo: José Eliton”

O deputado federal e presidente estadual do PSDB, Giuseppe Vecci, afirmou, ontem, que o seu partido sai à frente ao definir, com antecedência, o nome do vice-governador José Eliton para a disputa ao governo de Goiás nas eleições de 2018. “O PSDB, de forma harmônica e consensual, faz opção por José Eliton para a campanha do ano que vem na corrida ao Palácio das Esmeraldas. Isso é positivo, já que vai facilitar as conversações com os demais partidos, a partir de agora”.

Ao ressaltar que, embora não seja oficial a candidatura de José Eliton ao Palácio das Esmeraldas – depende de referendo da convenção do PSDB de julho do ano que vem – Giuseppe Vecci diz que caberá agora ao vice-governador atuar junto aos 17 partidos da base aliada e ao conjunto da sociedade para construir o projeto eleitoral para 2018, formatando as chapas majoritária e proporcional.

Recém-empossado na presidência do PSDB de Goiás e vice-presidente nacional do partido, Giuseppe Vecci sustentou que, pela sua militância política e pelo trabalho que realiza em dois governos de Marconi Perillo, José Eliton se credencia para ser indicado pelo PSDB para concorrer à sucessão estadual. “José Eliton, ao longo dos anos, conquistou os quadros políticos, fez contatos permanentes com os prefeitos, vereadores, membros dos diretórios municipais.”

O dirigente tucano é de opinião que o trabalho realizado por José Eliton na administração estadual – presidência da Celg e secretarias de Desenvolvimento Econômico e Segurança Pública –, além das atividades como vice-governador, faz com que José Eliton acumule experiência cada vez maior de gestão pública. “O PSDB faz opção por uma pessoa que está à altura do cargo de governador, que é José Eliton, para, eleito em 2018, dar sequência às ações inovadoras do governo Marconi”.

Alianças

Giuseppe Vecci adiantou que, a partir de agora, os partidos que integram a base aliada vão iniciar o diálogo para as composições a serem feitas para 2018, com a escolha de candidatos a governador, vice, dois senadores e deputados federais e estaduais. “Será uma longa tarefa a construção das alianças do PSDB com os demais partidos da base aliada, mas estou certo que chegaremos unidos e fortes às eleições do ano que vem”.

O dirigente do PSDB reconhece como “legítimas” as postulações dos partidos da base aliada – PSD, PP, PTB, PR, PSB, PPS, PRB, entre outros – em relação a candidaturas majoritárias ao pleito de 2018. “A base aliada venceu tantas eleições por manter-se unida e por apresentar ao goiano as melhores propostas de gestão. Vamos seguir nesta mesma direção para nos mantermos no poder em Goiás”.

Maratona

Vecci pretende elaborar uma “agenda de trabalho” para o PSDB cumprir nesse período que antecede as eleições de 2018, em sintonia com o governador Marconi Perillo, vice-governador José Eliton, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e membros dos diretórios municipais. Serão realizados encontros municipais e regionais para estimular a participação dos cidadãos e cidadãs na vida partidária e, ao mesmo tempo, preparar novos concorrentes a deputado federal e estadual.

O fato de o PSDB ter uma sólida estrutura nos municípios goianos – elegeu, por exemplo, 75 prefeitos, além de centenas de vereadores e diretórios – contribui com a mobilização da legenda nos 246 cidades. “Temos uma força muito grande nos municípios e no conjunto da sociedade goiana. Isso aumenta a nossa responsabilidade em prosseguir com o trabalho em defesa dos interesses de Goiás.

“É preciso que pessoas de bem ocupem espaços na política”, afirma José Eliton

O vice-governador José Eliton afirma que “é preciso que as pessoas de bem ocupem espaços na política”, ao destacar as qualidades do deputado federal Giuseppe Vecci, aclamado presidente estadual do PSDB na última terça-feira. Segundo observa, o novo dirigente terá como principal missão “fazer com que o partido se projete ainda mais e seja referência pela força política e pela compreensão das transformações sociais pelas quais passam o Brasil e o estado de Goiás”. Ele também defende a presença do governador Marconi Perillo na chapa majoritária da legenda que disputará o Palácio do Planalto em 2018.

“É com a nossa contribuição e a nossa participação que a política haverá de melhorar”, afirma José Eliton. Segundo ressalta, “não existe ação mais importante que a política”. O vice-governador aproveitou o momento para agradecer o partido que, de forma generosa, manifestou apoio ao projeto que ele encampa a partir de agora. “Não é um projeto individual, mas coletivo, de ideias, de transformação, para garantir que o Estado de Goiás continue no caminho do desenvolvimento. Não podemos permitir retrocessos”, enfatiza.

O vice-governador José Eliton afirma que o partido tem a missão de mostrar a todos que o Estado de Goiás se transformou profundamente ao longo de uma década e meia, graças à liderança do governador Marconi Perillo. “Nós temos um homem público que é referência no País hoje e temos que acreditar e trabalhar para que o governador Marconi Perillo esteja presente na chapa majoritária da Presidência da República”, afirmou. Segundo ele, o trabalho do governador Marconi Perillo o credencia a discutir essa composição no âmbito nacional.

Outra missão do partido no âmbito político, segundo destacou o vice-governador, é o de fazer com que o PSDB continue e amplie a sua bancada tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal, de forma a assegurar que os projetos e as ideias do partido sejam defendidos. “Mas, além do plano político, o partido precisa defender uma agenda programática”, disse José Eliton, “para que Goiás continue a seguir a trilha de desenvolvimento com justiça social; para garantir avanços e melhoria de vida a milhares de cidadãos desse Estado”.

José Eliton destacou, também, os avanços obtidos pelo Estado de Goiás na saúde, na educação e na segurança pública, além de ter passado de uma economia periférica para uma economia de referência. “Marconi Perillo projetou o Estado não só para além das divisas do Paranaíba, mas para além das divisas do Brasil”, acentuou Eliton.

RECURSOS DA CELG

Ele falou ainda dos investimentos em inovação e tecnologia e do salto extraordinário para o qual o Estado está sendo preparado neste momento, em que o governo define a alocação de recursos provenientes da privatização da Celg em programas que possam impactar o desenvolvimento do Estado. “São desafios importantes que competem a todos nós; mas estamos muito à frente de outros Estados, e é preciso termos coragem de assumir posturas”, observou.

José Eliton também falou da sua missão como candidato do partido à sucessão ao governo do Estado. “Minha candidatura será de defesa deste legado do governador Marconi Perillo”, declarou. Ele lembra que o PSDB possibilita o bom debate, não o debate vazio. “É um partido que transformou Goiás e que tem na figura do governador Marconi o líder que nos conduz nessa trajetória, no âmbito goiano e que, espero que muito em breve, no âmbito nacional”, reforçou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias