Home / Política

POLÍTICA

Governador diz que trem expresso Goiânia-Brasília poderá sair do papel em 2017

Governador de Goiás, Marconi Perillo, anunciou, na última sexta-feira (17/2), durante uma edição do Governador Responde, o projeto de trem de passageiros ligando Goiânia a Brasília pode começar a sair do papel ainda este ano. O anuncio foi feito depois que o gestor se reuniu com o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorges Bastos, em Brasília (DF).

A reunião o governador teve acesso ao Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) que levou cinco anos devido às adequações técnicas para realizar uma obra de mobilidade urbana. "Chamamos o maior especialista em infraestrutura e logística do país, Doutor Bernardo, para definir um cronograma e um plano de investimentos que pode viabilizar concretamente essa obra", conta.

Perillo relata que o objetivo é abrir uma licitação para selecionar empresa concessionária do trem expresso entre entre as duas cidades. o projeto é que haja duas linhas: uma entre Goiânia e Brasília, realizando o trajeto em menos de 1h50, numa velocidade de 260km/h e outra com paradas em Abadiânia, Alexânia, Samambaia e Brasília.

Durante a edição do Governador Responde, Perillo afirma que não verá o projeto sendo inaugurado na sua gestão, mas que está provendo as medidas necessárias para sua realização dentro de cinco ou seis anos. Ele ressaltou também que o projeto pode ser concretizado com pouco do dinheiro público, mas com recursos da iniciativa privada.

"Não estou aqui prometendo nada, só estou agindo e trabalhando como governador, independentemente de ter prometido isso em campanha, pois eu nunca prometi. Mas estou trabalhando, pois no dia que conseguirmos um projeto como esse, nós vamos ter um upgrade extraordinário para nosso estado", ressalta.

De acordo com o governador, o trem vai atender 6 milhões de pessoas nas duas Regiões Metropolitanas, o que poderá aumentar o desenvolvimento econômico regional como parques tecnológicos, conjuntos imobiliários e escritórios. "Isso vai mudar completamente a realidade dessa região e vai ser o primeiro projeto de mobilidade urbana através de trem de passageiros em alta velocidade", comenta.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias