Home / Política

POLÍTICA

OAB-GO aponta situação precária

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) se reuniram com o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, coronel Edson Costa, para apresentar reivindicações relacionadas à segurança pública no Estado, situação precária do sistema carcerário goiano e atendimento à advocacia pelas forças policiais, em especial nos distritos e delegacias. O ato aconteceu após deliberação do governador Marconi Perillo, em reunião realizada na segunda-feira (13), no Palácio das Esmeraldas.

Entre as medidas encampadas, a OAB Goiás propõe a criação, em âmbito estadual, de um conselho observatório do sistema penitenciário, composto pelo governo do Estado, OAB, Defensoria Pública, Judiciário, Ministério Público e entidades da sociedade civil. “O coronel Edson Costa se mostrou disposto e aprovou a iniciativa”, afirma o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Roberto Serra. “O próximo passo agora é criar esta comissão mista formada pelos principais setores da segurança pública e a OAB”, destaca.

Na oportunidade, a OAB-GO também apresentou proposições legislativas visando a responsabilidade compartilhada do sistema penitenciário e a inspeção pela OAB nas unidades prisionais e delegacias do Estado, ampliação da participação dos outros entes federados no custeio e gestão. A OAB-GO ainda cobrou uma posição da SSP-GO quanto aos aprovados no concurso de agente de Segurança Prisional do Estado de Goiás realizado em 2014.

Participaram do encontro: o presidente da CDH, Roberto Serra; o presidente da CDP, David Soares; o membro da CDP, Fabier Reis; o secretário da Comissão de Segurança Pública e Política Criminal, Murilo Vinhal; o secretário da Comissão de Direito Criminal, Thiago Rocha; a secretária-adjunta da CDC, Karina Timachi.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias