Home / Política

POLÍTICA

Senador do PT assume corrupção e admite pedir desculpas

O senador Humberto Costa (PT-PE) concedeu entrevista para as tradicionais páginas amarelas da revista “Veja” em que realiza uma das mais profundas críticas e mea culpa dentro do antigo núcleo do poder petista. “Atuou na linha de frente para amparar o que restou do PT e era o líder do partido no Senado até duas semanas atrás”, apresenta a revista.

Humberto diz que chegou a hora do PT pedir desculpas pela corrupção praticada nas gestões de Lula e Dilma. Sugere também que seja abandonado o argumento de que tenha ocorrido um golpe no país, com o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff.

Na entrevista, o senador diz que a “autocrítica é necessária, essencial, mas não é suficiente”.

Após a chegada da revista nas bancas do país, o político petista sofreu represálias de alguns companheiros. Ele postou um vídeo na internet em que explica a entrevista e reitera o conteúdo central: o PT precisa mudar.

Humberto foi criticado nas redes sociais. Em resposta, o petista disse que "falou o que muita gente do PT queria dizer sobre o partido": "Tem muita gente do PT que queria falar o que falei, mas se sente intimidado. Não faço nenhuma acusação diretamente", disse.

O DM publica trechos da polêmica entrevista:

Golpe

Saímos da condição de governo para virar oposição repentinamente. Uma coisa é quando se perde a eleição e se tem tempo para uma autocrítica. Nós saímos com o carro andando. Temos de nos adaptar. Não adianta mais ficar apenas no discurso do golpe.

Corrupção

Houve [corrupção]. Houve pessoas que podem ter se beneficiado pessoalmente? Claro. No nosso caso, as coisas que até agora têm sido identificadas foram feitas dentro de uma linha de fortalecer a política dentro do partido. Foram feitas com o propósito de manter o poder e fortalecer o PT.

Credibilidade

O partido precisa recuperar a credibilidade diante da população. Fomos eleitos com um discurso e adotamos uma política econômica distante desse discurso, sem sequer explicar isso á população. Muita gente se sentiu enganada.

Perdão

Eu não elimino essa possibilidade [do PT perdir perdão]. O próximo congresso do partido, em junho, pode ser um marco importante para o PT. E entre as coisas que ele pode consagrar está uma visão autocrítica que chegue a ponto de dizer que nós erramos, que nós pedimos desculpas pelos erros que cometemos e que nossos acertos foram maiores.

Crise

O que afundou a economia foi o fato de que demos incentivos demais em momentos que não eram ideais. Se você vai fazer uma política de desoneração fiscal, precisa atrelar isso a um objetivo: estimular a empresa a não parar de produzir e a manter os empregos. Então há que direcionar isso para quem faz uso intensivo de mão de obra e tem condições de faturar mais alto.

Lula

Acho que o futuro do PT vai depender muito de como o próprio Lula vai colocar isso. É visível que há gente dizendo que ele está acabado, deixou de fazer isso e aquilo. Então vai ter que chegar a hora em que ele vai ter de dizer, da boca dele: “Olha, isso foi errado, foi feito errado etc”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias