Home / Política

POLÍTICA

Marconi declara voto para Wilder Morais e José Eliton

O Encontro Estadual do Partido Progressista (PP) reuniu na sexta-feira, 17, lideranças da legenda em torno de um debate: que caminhos seguir em 2018 e como a sigla pode impactar as administrações que gerencia em Goiás já neste primeiro ano de mandato. O partido tem o comando de 25 prefeituras e participa de 110 coligações vitoriosas no Estado.

ÁUDIO DISCURSO MARCONI PERILLO

https://www.podomatic.com/podcasts/advogadowelliton/episodes/2017-03-17T17_23_41-07_00

Com banners das principais lideranças da legenda, caso dos deputados federais pepistas Sandes Júnior (suplente) e Roberto Balestra, além do próprio senador Wilder Morais, o encontro do PP deu posse aos cargos de PP Mulher e PP Jovem.  A ex-deputada estadual Dária Alves assumiu o comando feminino da legenda. Dr.  Eric, prefeito de Piranhas, por sua vez, comandará a Juventude Progressista no biênio 2017-2018.

“Este evento é para debatermos o futuro do PP e dos aliados. Não é para brigarmos. É um encontro para celebrar a amizade, para conhecermos o trabalho de cada um”- Senador Wilder Morais 


Mas o que chamou atenção mesmo é o número de participantes e lideranças da base. O tumulto não prejudicou os debates programáticos. Foi a primeira manifestação de peso do grupo de olho em 2018.

O encontrão do PP reuniu convidados ilustres da sigla e políticos coligados ao projeto dos pepistas. O governador Marconi Perillo (PSDB) afirmou que o PP é um partido leal e que Wilder tem muitos predicados. E um deles é não brigar, mas buscar a conciliação.

O vice-governador José Eliton (PSDB) ressaltou a participação de Wilder na base, elogiou sua atuação e disse que espera que ele “continue fazendo seu trabalho por muitos outros anos”.

A senadora Ana Amélia (PP-RS), considerada a principal liderança feminina no Senado, compareceu no encontro, ressaltou a presença da mulher na política e agradeceu a “presença da família progressista”.

will4

Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, elogiou o encontrão pepista e a presença oxigenada do partido em Goiás – terceira maior força em números de prefeitos, após PSDB e PMDB.

Dária Alves relatou que assume com orgulho o comando do PP Mulher e ressaltou a necessidade de ampliar a participação feminina na política. “Quero trabalhar, quero fazer com que a mulher tenha orgulho de participar da política. E tenho certeza que iremos realizar um excelente trabalho”. A ex-deputada ressaltou o exemplo que Ana Amélia dá ao país com sua atuação irretocável no Senado Federal.

“Do jeito que as coisas estão, eu sou leal. Pelo menos dois votos já estão decididos: Wilder Morais e José Eliton” - Marconi Perillo


Um dos prefeitos mais jovens do Estado, Dr. Eric agradeceu a oportunidade de comandar a corrente progressista. “É preciso acreditar que a política pode mudar a realidade das pessoas. Trouxemos uma grande caravana para prestigiar o PP. E acreditamos muito na juventude desse partido”.

VEJA VÍDEO!

[embed]https://youtu.be/gY83E0fE1MY[/embed]

Inúmeros grupos participaram do encontro político, que teve presença de gestores, parlamentares e prefeitos de Araçu, Águas Lindas, Valparaíso de Goiás, Padre Bernardo, Jataí, Uruaçu, Caldas Novas, Pirenópolis, Jussara, Campinaçu, Senador Canedo, Trindade, Ipiranga de Goiás, Piranhas, Guapó, Goianira, Iporá, dentre outras.  Todas as regiões do Estado – principalmente Entorno do Distrito Federal e Norte – enviaram representantes.

A organização do partido computou a presença de 2.500 pessoas entre prefeitos, senadores, gestores públicos e militantes pepistas. Religiosos e representantes da sociedade civil, como o educador Professor Alcides, de Aparecida de Goiânia, prestigiaram o evento.

SENADO

O nome de Wilder foi citado para compor a chapa majoritária em 2018. “O Brasil precisa de você com seu trabalho, transparência e exemplo. Continue fazendo o melhor”, disse o deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB).  Outro deputado federal, delegado Waldir (PR), reiterou que tinha satisfação imensa em participar no evento pepista, levando a palavra de fraternidade do PR. “Wilder se revelou um senador municipalista. E será reeleito em 2018 para o Senado. A chapa não pode prescindir de sua garra.  Estou aqui por você ser fiel. E você é um cara fantástico”.

Presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior trouxe comitiva para a festa da legenda e elogiou o trabalho do PR na base, ressaltando a atuação de Wilder. Por sua vez, o secretário de Governo Tayrone di Martino sublinhou a aproximação dos prefeitos com o senador. “Essa capacidade de aglutinação demonstra que Wilder tem que continuar”.

O prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal, relatou que trouxe um “abraço mais quente do que as águas de Caldas” para os participantes do encontrão pepista.

José Vitti, presidente da Assembleia Legislativa, afirmou que a magnitude do evento representava o bom trabalho do PP e credencia militantes como Wilder a disputar com competitividade a reeleição em 2018. “Nós saudamos todos progressistas que estão aqui nesta tarde. Senador Wilder é e continuará sendo um grande senador a partir de 2019”.

Ao lado do deputado estadual Lincoln Tejota (PSD), o deputado federal Heuler Cruvinel (PSD) reiterou que Wilder é um dos melhores representantes de Goiás no Congresso Nacional. “Temos aqui uma festa pluripartidária. Wilder faz um mandato municipalista ajudando a todos os prefeitos. Ele faz um mandato de referência”, disse.

Deputado federal que representa o Entorno do Distrito Federal, Célio Silveira (PSDB) afirmou que “Wilder é um fenômeno político em Goiás” e pediu que o senador permaneça com seu trabalho.


Disputa pelo Senado esquenta a base


O grande encontro do senador Wilder Morais, realizado ontem, na fazenda Toca da Orca, entre Goiânia e Nerópolis, escancarou que a base tem uma disputa intestina para a escolha da segunda vaga ao Senado.

Além de Wilder Morais, Vilmar Rocha (PSD) e Lúcia Vânia (PSB) disputam espaço. A ideia do grupo é que Marconi Perillo seja acolhido em um projeto nacional – como candidato a presidente ou vice. Assim, restariam duas vagas. Mas o plano B seria uma disputa ao Senado para Perillo. Neste caso, restaria apenas uma vaga. Existem vários candidatos – dentre eles, os representantes do PP, PSD e PSB.

“Wilder pavimenta sozinho sua candidatura [...] “não briga, não enche, não dá piti nenhum” - Marconi Perillo


Wilder conseguiu unir ontem representantes de peso de partidos da base, como PSDB e PSD – que, em tese, apoia a candidatura de Vilmar Rocha.

Após os elogios de Marconi ao evento e ao perfil de Wilder, a maioria dos presentes não tinha dúvidas de que o atual senador pepista deve ser candidato à reeleição.

“Este evento é para debatermos o futuro do PP e dos aliados. Não é para brigarmos. É um encontro para celebrar a amizade, para conhecermos o trabalho de cada um”, disse Wilder no encontrão.

[box title=" Marconi diz aos integrantes da base: não gosta de ‘pitis’"]

O governador Marconi Perillo usou o microfone durante o Encontrão do PP para reafirmar que a base aliada precisa permanecer unida em 2018. Todavia, ele praticamente entregou seus votos para as eleições do próximo ano: “Do jeito que as coisas estão, eu sou leal. Pelo menos dois votos já estão decididos: Wilder Morais e José Eliton”.

Durante o evento, o governador disse que “Wilder pavimenta sozinho sua candidatura” e que “não briga, não enche, não dá piti nenhum”. Para o líder tucano, “ninguém vence o trabalho”.  Em bom português, ‘piti’ significa ataque histérico.

Perillo ressaltou que Wilder tem trabalhado muito tanto politicamente como parlamentar. “Ele não tem preguiça de visitar cidades com mil e um milhão de habitantes”.

O governador recordou que no carnaval, enquanto muitos descansavam, Wilder realizou intensa maratona em igrejas e encontros religiosos. “Por isso ele pavimenta sua reeleição ao Senado. Vou dizer uma coisa: me identifico muito com o Wilder: tanto ele como eu valorizamos a educação. E também o trabalho. Wilder trabalha mesmo. Não é só para inglês ver”.

ELOGIOS

O governador de Goiás disse que Wilder foi secretário de Infraestrutura e em sua administração zelou pelo desenvolmineto do Estado. “E digo mais: Wilder foi conduzido para a liderança agora no Senado de um bloco de 13 senadores do PP e PSD. Se já era bom liderando ele, imagine liderando 13 senadores! Fui senador por 4 anos e nem de longe consegui isso. Ele é hoje líder de uma das bancadas mais expressivas do Senado. E isso significa mais recursos, força e apoio para Goiás”.

A lembrança do governador é razoável, mas ele teve importância central no Senado, quando foi vice-presidente da Casa de Leis e consgeguiu impedir a volta da CPMF.

[/box]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias