Home / Política

POLÍTICA

Iris retoma obras

A execução de um intenso programa de obras, em diversas áreas: pavimentação de ruas e recapeamento; melhorias na Educação e Saúde com foco nas unidades hospitalares e gestão de recursos humanos; e a retomada do Festival Goiânia Canto de Ouro são destaques na intensificação dos trabalhos na gestão do prefeito Iris Rezende (PMDB), neste mês de maio.

O asfalto, que é uma de suas marcas, chega em ruas de poeira e que precisam de reparos. Na Região Leste da Capital, no Jardim Mariliza, as máquinas estão na Avenida Barbosa Rodrigues, na continuação da Avenida Pio Correia. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) iniciou a pavimentação da via que foi um dos compromissos do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, firmado com os moradores da região no mês de fevereiro, quando o chefe do Executivo vistoriou o local.

No primeiro momento estão sendo executados os serviços de terraplanagem. Em seguida, será feita a aplicação da capa asfáltica. A via também vai receber meios-fios e bocas de lobo. O trecho em obras está compreendido entre a Avenida Bompland e a Rua das Paineiras, onde serão executados mil metros de pavimentação asfáltica. O local também receberá alargamento das pistas entre a Rua das Paineiras e a Avenida Marginal Barreiro.

Com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito, o prefeito também autorizou o início das obras de recapeamento no Parque Amazônia. Ao todo, 14 ruas e avenidas do bairro serão reconstruídas nos próximos meses. A Seinfra conta com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) para sinalizar e controlar o fluxo de veículos durante a execução dos serviços.

O trabalho, iniciado por determinação do prefeito Iris Rezende, consiste na retirada do asfalto antigo que apresenta irregularidades e na aplicação de uma nova camada asfáltica.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Fernando Cozzetti, essa é a primeira etapa das ações de recapeamento da cidade. “No total, 14 ruas e avenidas do Parque Amazônia, Setor Pedro Ludovico, Parque Oeste Industrial, Setor Junqueira, Solar Ville e Chácaras Samambaia receberão asfalto novo. A previsão é de que mais de 23 quilômetros de asfalto sejam recapeados até o mês de setembro”.

“Paralelamente à execução dessas obras, a gestão municipal avança nos trâmites para a obtenção de recursos, na ordem de US$ 100 milhões, para reconstrução asfáltica de mais de 100 bairros da Capital”, afirmou Cozzetti.

Em resposta às críticas de que estaria sumido, o prefeito Iris Rezende rebateu dizendo que se debruçou nos assuntos administrativos para sanear o deficit mensal de R$ 30 milhões e começou a atender as demandas da Goiânia. “Asfaltei mais de 120 bairros em minha última gestão e começarei a resgatar o compromisso de pavimentar os 25 que surgiram nos últimos anos e manterei nossa cidade sem nenhuma via com poeira. Para isso, preciso me dedicar dia e noite, pois é necessário colocar a casa em ordem”, explica Iris.

Saúde

Um dos grandes gargalos no Estado, a crise da saúde provocada pela resistência de médicos em aceitar os novos critérios de cadastramento, ficou para trás. Ao todo, 540 médicos aceitaram prestar serviços de saúde à população e já estão atendendo nos ambulatórios, urgência e emergência e Saúde da Família.

“Como não há saúde sem médicos, nossa prioridade foi melhorar a oferta dos profissionais na rede e agora vamos ampliar os ajustes na área”, destaca a secretária Fátima Mrué. As obras do Hospital e Maternidade Oeste está em andamento e ampliará os atendimentos e assistência materno-infantil na rede pública de saúde.

Outra novidade que foi destaque na campanha de 2016 por Iris é a reabertura do Cais do Setor Urias Magalhães, marcada para os próximos dias. Além da melhoria física e mais médicos, a prefeitura busca aferir novas práticas e novas metodologias de trabalho. “Vamos implantar o ponto eletrônico por meio facial na área da Saúde para monitorar a frequência dos médicos e funcionários nas unidades de saúde”, destaca Mrué.

Educação

Com muito diálogo com o sindicato legalmente constituído pela categoria e transparência sobre a real situação financeira da prefeitura, o secretário de Educação, Marcelo Costa, conduziu com habilidade o processo de greve aberto pelo sindicato alternativo, Simsed, que conseguiu aderir apenas 8% dos profissionais e recuou na última quinta-feira, 11, com a diminuição de 30 para apenas cinco reivindicações.

O secretário garante que todas as reivindicações já são atendidas. “Já pagamos o piso nacional aos professores, a merenda está regular, o chamamento dos concursados está seguindo o trâmite normal e o prefeito já conferiu a Guarda Municipal Metropolitana para reforçar a segurança das unidades de ensino", destaca Costa.

No dia 9, a prefeitura convocou mais 1.418 aprovados no concurso público da Educação. Com a nova chamada, já são 2.078 profissionais convocados para atuar nas unidades da rede municipal de Educação. O total corresponde a 45% do número de vagas disponibilizadas no edital que rege o certame. O prefeito Iris Rezende autorizou esta segunda chamada de concursados no dia 07 de abril e a previsão é que 80% dos aprovados sejam convocados até setembro.

Apesar da crise encontrada no início da gestão, o prefeito Iris Rezende também concedeu a reposição salarial de 2,94%, referente aos 8 meses, de maio a dezembro de 2016, o que garante o piso nacional. Os outros 3,34%, referentes a janeiro, fevereiro, março e abril de 2016, foram pagos na data-base do ano passado. A reposição salarial dos administrativos será paga neste mês de maio, porém retroativamente a janeiro de 2017.

Cultura

Iris também anuncia o retorno do Festival Goiânia Canto de Ouro, que já tem data marcada para o próximo dia 18 e reúne mais de 100 artistas goianos no palco do Centro Cultural Goiânia Ouro. A MPB feita na Capital será destaque no evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que começa no dia 18 de maio e se estende até o dia 13 de agosto.

Paralisado desde 2013, o festival foi retomado neste ano pela gestão do prefeito Iris Rezende, reafirmando o seu compromisso com a Cultura. O evento, que está na 7ª edição, vai reunir mais de 100 artistas goianos, entre cantores e instrumentistas. Serão 13 semanas de shows com os maiores nomes da música local, além de artistas novos, mas já conhecidos de muita gente que frequenta bares e eventos em Goiânia.

O festival voltou ao seu formato original. Elencos com quatro artistas ou grupos foram formados e a cada semana um deles vai realizar apresentações de quinta a sábado, em uma espécie de mini temporada nos palcos do Centro Cultural Municipal. Aos domingos,o espaço será dedicado à música instrumental.

Nos shows realizados de quinta a sábado no Canto de Ouro, cada artista ou grupo vai se apresentar individualmente e depois vai cantar com o próximo nome programado para subir ao palco. Ao final, todos os quatro cantam juntos. Cada elenco será acompanhado por bandas diferentes. 'O fato de os espetáculos serem realizados três vezes na semana dá ao público a possibilidade de indicar um show a um conhecido que terá também a chance de assistir', ressalta Carlos Brandão, coordenador do projeto.

O secretário Municipal de Cultura, Kleber Adorno, destacou a importância do Canto de Ouro não só para os artistas como para a população goiana. “É um projeto democrático, coletivo, que estimula o talento, democratiza o acesso à boa música, forma público e desvela nossa identidade”.

Ao todo, 540 médicos aceitaram prestar serviços de saúde à população e já estão atendendo nos  ambulatórios, urgência e emergência e Saúde da Família   O Festival Goiânia Canto de Ouro já tem data marcada para o próximo dia 18 e vai reunir mais de 100 artistas goianos no palco do Centro Cultural Goiânia Ouro   Outra novidade que foi destaque na campanha de 2016 por Iris é a reabertura do Cais do Setor Urias Magalhães, marcada para os próximos dias

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias