Home / Política

POLÍTICA

Prefeitura anuncia aumento em salários de professores

O secretário de Educação de Goiânia, Marcelo Costa, afirmou que o município concederá reajuste salarial aos professores para índice chegar a 7,64% a partir do próximo contracheque da categoria. A categoria está em greve há 35 dias e fez 32 reivindicações à Secretaria Municipal de Educação (SME).

Costa explica que o reajuste é um resultado da negociação com os professores que estão em greve. “Em diálogo com a categoria, eles pediram que nós fizéssemos uma recomposição do índice acima do piso para que nós pudéssemos valorizar a categoria. Nesse momento nós conseguimos somar os 7,64% e assim cumprimos o que nós tínhamos acordado em janeiro com a categoria”, explicou.

Conforme a categoria dos professores, o reajuste salarial é uma das reivindicações, já que o aumento dado em janeiro correspondia a 0,34%. Entre outros pedidos da categoria também estão melhores condições de trabalho e melhorias nas escolas e nos Cmeis.

Ocupação e recuo

Os professores em greve ocuparam, na última segunda-feira, a sede da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), no Setor Leste Universitário, em Goiânia. Durante o ato, os servidores contaram histórias, fizeram apresentações musicais, rodas de capoeiras e oficinas. O trabalho do órgão seguiu normalmente. O grupo desocupou o prédio às 18h. “Estamos aqui para contestar a fala do prefeito Iris Rezende (PMDB) de que invadimos a casa dele. A casa é nossa, dos professores”, disse Angely Oliveira, integrante do Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (Simsed).

Já a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) informou, em nota, "que o direito de manifestação é resguardado pela Constituição Federal e que o diálogo com as representações da categoria tem sido constante".

Os professores da rede municipal de Educação entraram em greve em 11 de abril, quando realizaram um ato em frente à Catedral Metropolitana, no Setor Central. No último dia 18, o desembargador Norival Santomé, da 6ª Câmara Cível de Goiânia, determinou a suspensão da paralisação.

O sindicato contestou a decisão. Segundo o Tribunal de Justiça de Goiás, a contestação foi recebida no último dia 12, mas ainda não foi remetida para análise do desembargador Norival Santomé. Não há um prazo para o procedimento ser feito.

No dia 26 de abril, os professores ocuparam a sede da secretaria e houve confronto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Manifestantes ficaram feridos e tiveram de ser socorridos. Após a desocupação, os guardas levaram oito servidores e um aluno para a Central de Flagrantes da Polícia Civil. Eles foram liberados horas depois.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias