Home / Política

POLÍTICA

João Furtado destaca multiplicação de receitas e defende contingenciamento

Em re­u­ni­ão de Tri­bu­ta­ção, Fi­nan­ças e Or­ça­men­to re­a­li­za­da na úl­ti­ma quar­ta-fei­ra, o se­cre­tá­rio es­ta­du­al da Fa­zen­da, Jo­ão Fur­ta­do Ne­to, des­ta­cou o pa­pel do go­ver­no de Mar­co­ni Pe­ril­lo pa­ra que Go­i­ás con­quis­tas­se a po­si­ção que ocu­pa ho­je no ce­ná­rio na­ci­o­nal. “A mul­ti­pli­ca­ção das re­cei­tas pro­mo­vi­da pe­lo go­ver­no de Mar­co­ni é o mo­tor que fez com que o PIB de Go­i­ás ho­je cres­ça aci­ma da mé­dia na­ci­o­nal e que o Es­ta­do se des­ta­que tam­bém na ge­ra­ção de em­pre­gos”, dis­se. Os tra­ba­lhos fo­ram con­du­zi­dos pe­lo pre­si­den­te da co­mis­são, de­pu­ta­do Fran­cis­co Jr. (PSD).

Na opor­tu­ni­da­de, o su­pe­rin­ten­den­te da Se­faz, Ol­da­ir Ma­ri­nho da Fon­se­ca, fez a ex­pla­na­ção so­bre as con­tas fis­cais do go­ver­no re­fe­ren­tes ao pri­mei­ro qua­dri­me­tre des­te ano. O even­to acon­te­ceu no Au­di­tó­rio So­lon Ama­ral da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va.

Res­pon­den­do a ques­ti­o­na­men­tos dos de­pu­ta­dos, Jo­ão Fur­ta­do in­for­mou que uma das me­di­das do go­ver­no pa­ra com­ba­ter a cri­se es­te ano foi di­mi­nu­ir a alí­quo­ta do boi em pé, de 13% pa­ra 7,5% pa­ra apo­i­ar o pro­du­tor nas di­fi­cul­da­des ge­ra­das pe­la cri­se da em­pre­sa JBS, pro­pri­e­tá­ria do fri­go­rí­fi­co Fri­boi. “Nós es­ta­mos cu­i­dan­do tam­bém de aten­der os pe­que­nos fri­go­rí­fi­cos, que fo­ram ani­qui­la­dos pe­lo car­tel dos fri­go­rí­fi­cos”, ex­pli­cou o se­cre­tá­rio.

De acor­do com o de­mons­tra­ti­vo apre­sen­ta­do pe­lo su­pe­rin­ten­den­te Ol­da­ir Fon­se­ca, as des­pe­sas pri­má­rias to­tais do Es­ta­do cres­ce­ram 16,61% de ja­nei­ro a abril des­te ano, en­quan­to a re­cei­tas pri­má­rias cres­ce­ram ape­nas 5,48% em re­la­ção ao mes­mo pe­rí­o­do do exer­cí­cio an­te­ri­or.

Quan­to aos itens cus­teio e fo­lha, apre­sen­ta­ram cres­ci­men­to de 15,40% e 14,65%, res­pec­ti­va­men­te. O bai­xo cres­ci­men­to das re­cei­tas re­fe­re-se prin­ci­pal­men­te ao bai­xo cres­ci­men­to das re­cei­tas tri­bu­tá­ri­as, de ape­nas 2,76%, e das trans­fe­rên­cias da uni­ão, de ape­nas 2,60%, no pe­rí­o­do de ja­nei­ro a abril de 2017, com­pa­ra­do ao mes­mo pe­rí­o­do de 2016, por­tan­to abai­xo da IP­CA de maio de 2016 e abril de 2017, que foi de 4,08%.

Ar­re­ca­da­ção 

Em en­tre­vis­ta após a apre­sen­ta­ção do re­sul­ta­do das me­tas fis­cais do go­ver­no re­fe­ren­te ao pri­mei­ro qua­dri­mes­tre do ano, Jo­ão Fur­ta­do res­sal­tou o cres­ci­men­to no­mi­nal da re­cei­ta do Es­ta­do, po­rém de­fen­deu o con­tin­gen­ci­a­men­to su­pe­ri­or a R$ 1 bi­lhão de re­ais e res­sal­tou que o Exe­cu­ti­vo re­a­li­ze no­vas eco­no­mi­as de des­pe­sas que se­ri­am fei­tas ago­ra a par­tir do adi­a­men­to de­las pa­ra um ou­tro mo­men­to.

"O que nós es­ta­mos fa­zen­do é dan­do cum­pri­men­to à PEC do Te­to de Gas­tos, que foi vo­ta­da es­te ano. Nos­sa aten­ção é pa­ra o li­mi­te de gas­tos de 2016 que pau­ta os gas­tos de 2017. Se hou­ver frus­ta­ção da re­cei­ta nós va­mos re­du­zir ain­da mais os gas­tos com cus­teio", des­ta­cou o Se­cre­tá­rio.

Jo­ão Fur­ta­do cha­mou a aten­ção pa­ra o de­crés­ci­mo da ati­vi­da­de eco­nô­mi­ca bra­si­lei­ra que tem afe­ta­do, se­gun­do ele, a re­cei­ta tri­bu­tá­ria de Go­i­ás. O se­cre­tá­rio aler­tou ain­da pa­ra uma di­mi­nu­i­ção das trans­fe­rên­cias da Uni­ão, cau­san­do im­pac­to ne­ga­ti­vo no fe­cha­men­to das con­tas pú­bli­cas do Es­ta­do.

O ti­tu­lar da Se­faz res­sal­tou tam­bém que se hou­ver a apro­va­ção da Pro­pos­ta de Emen­da Cons­ti­tu­ci­o­nal (PEC) do Or­ça­men­to Im­po­si­ti­vo a pas­ta de­ve re­ver a pro­pos­ta de or­ça­men­to do ano que vem, pa­ra in­clu­ir a des­pe­sa com o pa­ga­men­to das emen­das par­la­men­ta­res."Po­de ser que nós te­nha­mos que re­ver pri­o­ri­da­des, mas nós es­ta­mos aqui fa­lan­do tu­do so­bre uma hi­pó­te­se que ain­da não es­tá con­so­li­da­da. Nós te­mos que es­pe­rar o tra­ba­lho da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Es­ta­do e ve­ri­fi­car se hou­ve ou não a apro­va­ção des­sa PEC", pon­tu­ou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias