‘O socialismo é o presente e o futuro da humanidade’

Carbonário Euler Ivo Vieira

Postado por Renato Dias em 17 de Junho de 2017 às 22h12
Atualizado em 17 de Junho de 2017 às 22h12
  • Josep Stálin venceu Adolf Hitler e o nazismo, construiu uma potência mundial e exportou revoluções para Leste Europeu e África, afirma
  • Marxista, Mao-Tsé-tung fez revolução, expulsou imperialismo e permitiu que China se transformasse na 2ª maior economia mundial, observa
  • Fidel Castro derrotou ditadura de Fulgencio Batista, liderou libertações na África e América Latina, apesar de cerco montado pelos EUA, fuzila
  • Golpe depôs Dilma Rousseff, EUA operam para obter riquezas nacionais e protagonismo na região. Caminho é ‘Fora, Temer’ e Diretas Já!, atira

 

– Sou um homem da esquerda socialista e revolucionária!

Assim Euler Ivo Vieira, nascido em 1948, em Piracanjuba, interior de Goiás, se autodefine, em 2017. Tempos sombrios no Brasil. ‘Enfant terrible’ nas revoltas estudantis de 1968, em Goiânia e no Rio de Janeiro, onde chegou a ser preso por ativismo político radical contra a ditadura civil e militar, ele ingressou na Ação Popular, organização criada em 1963, por Herbert de Souza, o Betinho, e Frei Betto, Carlos Alberto Libânio Crhisto, dominicano. Com a incorporação da organização ao PC do B, em 1972, o militante filia-se à legenda construída, em 1962, por João Amazonas, Pedro Pomar, Ângelo Arroyo e Diógenes Arruda. Com Isaura Lemos, casou-se três vezes. Com três nomes diferentes. Tudo para fugir da repressão política e militar. A máquina de moer carne instalada no País após a queda de João Belchior Marques Goulart. O casal comunista morou em São Paulo, sertão da Bahia e até no Acre, na inóspita Região Norte.

– O socialismo é o presente e o futuro da humanidade.

Ex-vereador em Goiânia, atual secretário de Formação Política do PC do B, em Goiás, ele defende o ex-seminarista Ióssif Vissarionovich Djugatchvili. É o filho de Keke, que nasceu em 1878, em Gori, Geórgia. Bigodudo, com marcas de varíola no rosto, 1,64 m de altura e um braço com deficiência física, entrou para a História como Josep Stálin, homem de aço, que mandou na URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, formada por 15 países, sob a hegemonia da Rússia] de 1923 a 5 de março de 1953, data de sua morte, por suposto Acidente Vascular Cerebral [AVC]. O secretário-geral do PCURSS executou a coletivização forçada do campo, promoveu a acelerada industrialização da URSS, derrotou as tropas nazistas de Adolf Hitler, fundamental para a vitória na segunda guerra mundial, contribuiu para exportar as revoluções ao Leste Europeu, Ásia, África e para instalar o socialismo em extensa parte do mundo, frisa.

China, 1949

– Camponês comunista, Mao-Tsé-tung liderou, em 1949, a revolução socialista, na China, derrotou o imperialismo e permitiu o desenvolvimento das forças produtivas para que a nação se transformasse, hoje, na segunda maior potência econômica em tempos de globalização.

Sem o bigode que cultivou por décadas, Euler Ivo Vieira reverencia ainda aquele que chama de ‘comandante Fidel Castro’. A revolução cubana, em 1º de janeiro de 1959, derrubou a ditadura do sargento mulato Fulgencio Batista, alinhado aos Estados Unidos, implantou o socialismo, revolucionou as áreas de saúde e educação, sob o monopólio do Partido Comunista, explica. Uma pequena ilha, com 11 milhões de habitantes, ousou enfrentar o todo-poderoso Tio Sam, ironiza. Che Guevara, morto em 9 de outubro de 1967, exportou a revolução para o Congo, passou, clandestinamente, pelo Brasil e morreu, em luta, na Bolívia, denuncia. Cuba contribuiu com as guerras de libertação nacional, como Angola, Moçambique, África do Sul, Nicarágua, El Salvador e até o Brasil, à época da ditadura civil e militar, analisa. Um revolução que resiste, no tempo, registra. Donald Trump quer impedir os avanços entre Havana e a Casa Branca, ataca.

– Os EUA teriam participação nos golpes ocorridos em Honduras, 2009, com derrubada de Manuel Zelaya, em 2012, no Paraguai, com a queda de Fernando Lugo, em 2016, no Brasil, com impeachment, sem crime de responsabilidade, da economista Dilma Vana Rousseff.

América Latina

O imperialismo dos EUA quer a América Latina, como seu quintal, vocifera. A Venezuela está na lista negra do Departamento de Estado dos EUA, calcula. Para derrubar as conquistas econômicas e sociais da Revolução Bolivariana, inaugurada por Hugo Chávez, morto em 5 de março de 2013, de câncer, metralha. Internacionalista, Euler Ivo Vieira, casado com a deputada estadual, no exercício do quinto mandato, e presidente estadual do PC do B, é pai de três filhas: Helenira Tatiana Lemos, nome de guerrilheira morta na guerrilha do Araguaia, conflito organizado, de 1966 a 1975, pelos comunistas sob inspiração maoísta, da guerra popular prolongada e do cerco das cidades pelo campo, sob o lema ‘O Poder está na ponta do fuzil’; Maíra Lemos, celebrada cantora de Música Popular Brasileira [MPB], Pop, Rock, Ópera e Sertanejo Universário; além de Júlia Lemos Vieira, graduada em Jornalismo, mestrado em Filosofia, e doutorado na USP, tese sobre as ideias do ‘Jovem Marx’, morto em 1883.

– Michel Temer deve cair. Não há data prevista. A sucessão de escândalos, as investigações da Polícia Federal, do Ministério Público Federal, ações do Supremo Tribunal Federal, a mobilização das ruas, como a greve geral de 30 de junho de 2017, assim como a opinião pública mundial, poderão abreviar o seu mandato ilegítimo, com entrada pelas portas dos fundos.

Brasil, 2017

Os comunistas defendem, hoje, um programa democrático e popular, informa. O dirigente marxista e leninista diz que a ideia estratégica é a formação de uma frente ampla. Para derrotar as reformas ultraliberais da Previdência Social, Trabalhista, impedir a venda de terras brasileiras ao capital estrangeiro e acabar com a exploração do Pré-Sal pelas indústrias petrolíferas americanas, com gordo apetite nas commodities do Brasil, afirma. ‘Fora, Temer!’ Essa é a palavra-de-ordem, insiste. Nada de eleições indiretas como propõem as Organizações Globo, em Editorial, e o ex-presidente da República sociólogo Fernando Henrique Cardoso, ‘Príncipe da Privataria’, cuja legenda, com o senador Aécio Neves [MG], a sua irmã Andréa Neves [MG] e o primo Frederico Pacheco , aparecem no olho do furacão das denúncias da Procuradoria-Geral de Justiça [PGR], com áudios estarrecedores, gravados empresário da J& F Joesley Batista, diz.

– Às escondidas, no Palácio do Jaburu, residência de Michel Temer, em 7 de março passado.

 

“China, Cuba, Vietnan são exemplos de experiências socialistas, hoje

A Coreia do Norte está correta ao desenvolver energia nuclear para se proteger

Michel Temer deve cair. Reformas liberais devem ser barradas. Caminho é frente ampla

Euler Ivo Vieira, PC do B

Datas históricas

tabela

Perfil

Nome: Euler Ivo Vieira

Idade: 68 anos

Partido: PC do B

Linhagem: Marxista e leninista

Família: Isaura Lemos, mulher; Maíra Lemos, Tatiana Lemos e Júlia Lemos, filhas