Home / Política

POLÍTICA

Yara Jayme apresenta melhoras

Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Humanizada do Hospital São Francisco desde o último domingo, 17, Yara Vieira Jayme, 86, apresenta o que a equipe médica caracteriza de “relativa melhora”.  Desde sábado, ela começou a desenvolver movimentos e reações espontâneas, teve reduzidas as complicações renais e cardíacas e agora segue para plena recuperação. É possível que deixe a UTI nesta semana.

Yara foi casada com o advogado, ex-deputado estadual e produtor rural Olímpio Jayme, que morreu em 2015. Trata-se de um dos símbolos das famílias tradicionais de Goiás, seja pela atuação social ou pelo trabalho e bondade.  Amigos recordam que Yara foi uma das mulheres mais belas da sociedade goiana e que desde o casamento se dedicou por completo a Olímpio Jayme.

Nos últimos dias, Yara lutou contra uma pneumonia silenciosa e problemas renais e cardíacos. A situação preocupou a família, amigos e admiradores.  

REAÇÃO

Conforme Tasso Jayme, filho de Yara, a mãe “mudou significativamente quando o marido morreu”. Ele e demais familiares não duvidam que as complicações de saúde são reações a ausência do marido. Os dois ficaram juntos por 65 anos, explica: ”Dois como namorados e 63 como casados”.

Tasso e o irmão Thales Jayme, vice-presidente da Ordem dos Advogados de Goiás (OAB-GO), se revezam no hospital para acompanhar o tratamento de Yara.

Produtor rural e presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Tasso diz que acredita na recuperação da mãe e progressão para o quarto logo no começo desta semana. “É a equipe médica que decide.  Sou produtor rural. Mas tenho fé e sinto que ela está realmente melhor”.

MARIDO

Yara foi professora, mas abandonou a carreira para cuidar dos cinco filhos que teve com Olímpio Jayme.   Yara chegou em 1953 na capital goiana em busca de aprimoramento educacional e se matriculou no Colégio Santa Clara.

O advogado enfrentou um período de agitação política nas décadas de 1960 e 1970 - e Yara foi seu suporte.

Como gestor, Olímpio foi secretário em várias pastas, tais como Serviços Sociais, Secretaria de Segurança Pública e Justiça, Secretaria Trabalho, dentre outras.

A esposa, por sua vez, se destacou como conselheira e amiga disposta a ajudar Olímpio em suas complexas decisões.  

Tasso Jayme diz que a saúde da mãe requer cuidados, mas a confiança tomou o coração da família. O médico e diretor do Hospital São Francisco, Hugo Frota, também revela otimismo. Para ele, ocorreu significativa melhora, ainda que relativa, devido a idade da paciente.  “Nesta idade, ela merece muito cuidado.  Teve uma melhora aparente nas últimas 24 horas e vamos confirmar isso, com a possibilidade que ela deixe a UTI”, diz.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias