Home / Política

POLÍTICA

Acredito assina carta compromisso com PPS e Rede

O movimento Acredito, que defende renovação e inovação na política brasileira, assinou, ontem, carta compromisso com o Partido Popular Socialista (PPS) para coo­peração mútua para as eleições em outubro. Ao invés de fazer da forma tradicional e ir para Brasí­lia assinar o documento, o movi­mento realiza uma mesa-redon­da com o presidente nacional da sigla, Roberto Freire, com o tema ‘Reinvenção dos partidos’, em São Paulo, às 19 horas. Ontem, o mo­vimento promoveu uma roda de conversa com a mesma temática com a porta-voz da Rede Sustenta­bilidade, Marina Silva, que assinou carta compromisso com o Acredi­to. Partidos como PSB e PV estão em tratativas para firmar acordo e assinar carta com o movimento.

Em entrevista ao Diário da Ma­nhã, o coordenador nacional do Acredito, o goiano José Frederico Lyra, ressalta que o fato de o mo­vimento fechar cartas compromis­so com esses partidos não significa que os integrantes terão de se filiar apenas em tais siglas. “Os integran­tes têm liberdade para entrar em outros partidos, desde que sigam os valores e princípios do Acredi­to”, enfatiza. A carta-compromis­so, como antecipa José Frederico, apresenta o comprometimento da sigla com o movimento para dis­cutir essa reinvenção do partido, olhando mais para a sociedade.

José Frederico explica que tal cooperação entre o movimento e os partidos é uma via de mão dupla com o intuito de promo­ver mudanças na política brasi­leira, mas reforça que os valores e princípios do movimento perma­necerão. “Alguns desses partidos nos procuraram ou integrantes do movimento estavam interes­sados nesses partidos, eles se ma­nifestaram abertos para fazer um termo de cooperação para 2018 permitindo que as pessoas en­trassem no partido e mantives­sem a identidade e autonomia operacional. Ou seja, entrar e ain­da assim ser Acredito dentro do partido. Vemos isso como um avanço e até uma inovação na política brasileira”, ressalta.

ESQUERDA X DIREITA

Questionado em que o Acredi­to se aproxima das siglas que está firmando compromisso, José Fre­derico explica que pela abertura dos partidos para o movimento e para a bandeira da renovação, aceitando os valores do movimen­to. Em relação ao viés do Acredito, se é de esquerda, visto que as si­glas que está firmando compro­misso são de caráter socialistas, José Frederico reforça que o movi­mento não tem restrições partidá­rias e que divisão entre esquerda e direita é ultrapassa. “Não nos con­sideramos um movimento de es­querda, o que temos claro são nos­sas pautas e causas. Temos causas que às vezes as pessoas identifi­cam como esquerda, outras cau­sas que são mais identificadas com direita. Acreditamos que essa po­larização esquerda x direita expli­ca pouco. Para nós, toda uma re­novação tem que ter como pauta central a redução das desigualda­des. Por outro lado, acreditamos em um Estado que seja eficiente, que consiga entregar serviços me­lhores. Acreditamos em uma eco­nomia que seja competitiva e em­preendedora, que seja regulada de maneira eficiente. Somos me­nos preocupados com os rótulos e mais preocupados com os va­lores e princípios claros”, enfatiza.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias