Home / Cultura

CULTURA

Onde ir na Semana Santa

Levantamento de uma agência on-line de viagens líder em hospedagem no País aponta os destinos preferidos dos turistas. Confira 10 sugestões para não passar a Páscoa em casa

JOHNY CÂNDIDO [email protected]

Os brasileiros já elegeram os seus destinos favoritos para viajar no feriado da Semana Santa, que acontece entre 3 e 5 de abril. De acordo com um levantamento do Hotel Urbano, agência on-line de viagens líder em hospedagens no Brasil, a cidade de Buenos Aires, na Argentina, é a mais procurada por turistas em busca de pacotes de viagem, seguida por Balneário Camboriú-SC, Poços de Caldas-MG e Campos de Jordão-SP.

Completando o ranking dos destinos mais buscados para o feriado de Páscoa estão Punta Cana, no Caribe, Armação de Búzios-RJ, Angra do Reis-RJ, Águas de Lindoia-SP, Gramado-RS e Santiago, no Chile.

O Hotel Urbano oferece diariamente cerca de 5 mil pacotes com condições únicas para mais de 400 destinos ao redor do mundo. Com mais de 18 milhões de viajantes cadastrados, a agência on-line oferece ainda 180 mil opções de hospedagem em mais de 30 mil destinos, espalhados por 183 países.

CONFIRA O RANKING DOS 10 DESTINOS MAIS PROCURADOS PARA A SEMANA SANTA:

1) Buenos Aires – Argentina: é a capital e maior cidade da Argentina, além de ser a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois da Grande São Paulo. Ela está localizada na costa ocidental do estuário do Rio da Prata, na costa sudeste do continente. A conurbação da Grande Buenos Aires, que também inclui vários distritos da Província de Buenos Aires, constitui a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população de cerca de 13 milhões de pessoas.

2) Balneário Camboriú – Santa Catarina: destaca-se como o município com maior densidade demográfica de Santa Catarina, com mais de 2.350 habitantes por quilômetro quadrado. Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 100.000 habitantes, sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente 1.000.000 de pessoas, marca frequentemente ultrapassada na alta temporada. Balneário Camboriú foi eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense, sendo a segunda do estado, ficando atrás apenas de Florianópolis.

3) Poços de Caldas – Minas Gerais: a história de Poços de Caldas começou a ser escrita a partir da descoberta de suas primeiras fontes e nascentes, no século XVII, encontradas no fundo de um vulcão desde 85 milhões de anos atrás. As águas raras e com poderes de cura foram responsáveis pela prosperidade do município desde os seus primórdios, quando as terras começaram a ser ocupadas por ex-garimpeiros, desiludidos com o declínio da atividade aurífera na região das minas. Eles passaram a se dedicar sobretudo à criação de gado, sendo obrigados a percorrer longas distâncias em busca de pasto para os animais.

4) Campos de Jordão – São Paulo: é chamada de “Suíça Brasileira”, como estratégia de marketing, pela sua arquitetura tardia baseada em construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira. Por isso, a cidade recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho. Campos do Jordão é um município brasileiro localizado no interior do Estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira; faz parte da recém-criada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sub-região de Taubaté.

5) Punta Cana – República Dominicana: faz parte do distrito municipal de Punta Cana-Bávaro-Verón-Macao, em La Altagracia, a província mais oriental da República Dominicana. A região é mais conhecida pelas suas praias e “balneários”, tanto na costa do mar do Caribe quanto na do Oceano Atlântico, e é um destino turístico muito popular desde a década de 1970. O nome “Punta Cana” refere-se a uma espécie de Palmeira da região parecida com cana e literalmente significa “Ponta das Canas”.

6) Armação de Búzios – Rio de Janeiro: armação dos Búzios, ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido, é um município da Microrregião dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Faz divisa a oeste com Cabo Frio, município do qual se tornou autônomo em 1995. Localiza-se a cerca de 173 quilômetros do centro da capital do Estado.

7) Angra do Reis – Rio de Janeiro: localizada na região conhecida como Costa Verde, a 155 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, em meio a lendas e contos, a verdadeira história da cidade. Angra é um lugar mágico, daqueles onde a imaginação vai longe e nos convida a conhecer como tudo começou.

8) Águas de Lindoia – São Paulo: Águas de Lindóia surgiu da aventura de um jovem médico italiano, dr. Francisco Tozzi, nascido em 1870, na cidade de Benevento, província de Nápoles. Francisco Tozzi, que foi secretário da Saúde de Milão, aceitou o convite de um amigo italiano, pároco da cidade de Socorro, para vir morar no Brasil e prestar assistência médica. Dr. Tozzi chegou em 1900 a Socorro, cidade do interior de São Paulo.

9) Gramado – Rio Grande do Sul: um município do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, a uma latitude 29º 22’ 44” sul e a uma longitude 50º 52’ 26” oeste, estando a uma altitude de 830 metros. Sua população estimada em 2013 é de 34 110 habitantes. Possui uma área de 237,019 quilômetros quadrados. Seu principal acesso se dá através da RS-115, embora também seja atendida pelas rodovias RS-235 e RS-373. Sua demografia é etnicamente variada, com forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural.

10) Santiago – Chile: capital e a maior cidade do Chile. Está localizada na Região Metropolitana de Santiago, no vale central chileno, ao lado da Cordilheira dos Andes. É o maior e mais importante e desenvolvido centro urbano, financeiro, cultural e administrativo do país. Chamada de Grande Santiago ou simplesmente Santiago, é uma aglomeração que possui 32 comunas de maneira íntegra e 11 comunas de forma parcial. A maior parte de Santiago está na província de mesmo nome, com alguns setores periféricos dentro das províncias de Maipo, Cordillera e Talagante.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias