Home / Cultura

CULTURA

Saúde e qualidade de vida – Yoga 45

  “O Universo é o grande ventre materno no qual lanço as sementes de todas as coisas.”

Krishna in Bhagavad Gita - XIV – 03

Calma e confiante

Ao preparar o corpo da futura mãe para a gravidez, o Yoga cria estreita relação entre a mãe e o bebê, antes mesmo do nascimento. Temos aí um elo de harmonia que facilitará, não apenas o processo da gestação, mas também os primeiros dias do nascituro. As ações benéficas do Yoga irão ocorrer no corpo físico da mulher, tonificando os músculos, favorecendo a circulação, combatendo o cansaço e equilibrando o sistema neuroendócrino. Do ponto de vista das emoções, haverá mais equilíbrio com a redução do estresse e da insegurança, comuns nesta fase. Sob o aspecto mental e espiritual, a futura mamãe tornar-se-á mais calma e confiante.

 Mãe e filho 

Vida-saudavelImagem2

Há exercícios específicos – ásanas – que são posturas a serem trabalhados com a gestante, no primeiro trimestre da gravidez, como outros a serem feitos durante toda a gestação. Esta prática será de utilidade para o fortalecimento da zona pélvica e maior participação da gestante, durante o trabalho de parto. É imprescindível que ela se familiarize e exerça controle sobre esta região de seu corpo, desde antes do parto, para que fique mais segura e confiante. O controle da musculatura da área genésica deve ser adequadamente trabalhado, tendo em vista o preparo para o parto psicoprofilático. A expansão da capacidade respiratória é outro detalhe a ser observado, com precisão, desde o início da gravidez, pois deve-se lembra que a mãe respira por dois. O controle respiratório, antes, durante e depois do parto será um precioso auxiliar para o conforto de mãe e filho.

Mais flexível

Com o corpo mais flexível, as emoções sob controle e as ondas mentais mais aquietadas, a adaptação geral às mudanças típicas da gravidez ocorrerá de forma mais segura e consciente, o que significa calma e tranquilidade para todos os níveis: físico, emocional, mental e espiritual. Respiração profunda e outras técnicas específicas irão orientar a gestante no convívio com a gravidez e até mesmo no momento do parto. Estiramentos suaves deverão ser praticados através de ásanas, posturas específicas no auxílio ao seu conforto com maior flexibilidade e domínio corporal da gestante. Ligamentos e tendões deverão merecer atenção e trabalho, sem forçamento, para que mais tarde não ocasionem problemas.

OM SHANTI!

Elzi Nascimento, psicóloga clínica, e Elzita Melo Quinta, pedagoga especialista em Educação, são professoras de Yoga, escritoras e pesquisadoras. Vida Saudável atende ao questionamento dos leitores do DMRevista sobre os temas abordados.

Contatos: [email protected]/ [email protected] – (62) 3251-8867 / 7815-8515

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias