Home / Cultura

CULTURA

10 anos de ausência física

Da Redação

Hoje completam-se 10 anos da ausência física do São João Paulo II, que faleceu no dia 2 de abril de 2005. Nascido Karol Józef Wojtyla, em 18 de maio de 1920, foi o papa e líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de outubro de 1978 até a sua morte.

Teve o terceiro maior pontificado documentado da história; depois dos papas São Pedro, que reinou por cerca de 37 anos, e Pio IX, que reinou por 31 anos. Foi o único papa eslavo e polaco até a sua morte, e o primeiro papa não italiano desde o neerlandês papa Adriano VI, em 1522.

João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX.

Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polônia e talvez em toda a Europa, bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana. Apesar de ter sido criticado por sua oposição à contracepção e a ordenação de mulheres, bem como o apoio ao Concílio Vaticano II e sua reforma das missas, também foi elogiado.

Foi um dos líderes que mais viajaram na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia se expressar em italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polaco, sua língua materna. Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1.340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados.

Em 2 de abril de 2005 faleceu devido a sua saúde debilitada e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de dezembro de 2009 João Paulo II foi proclamado “Venerável” pelo seu sucessor papal, o papa Bento XVI. Foi proclamado beato em 1º de maio de 2011 pelo papa Bento XVI na Praça de São Pedro, no Vaticano. Em 27 de abril de 2014, numa cerimônia inédita presidida pelo papa Francisco, e com a presença do papa Emérito Bento XVI, foi declarado Santo juntamente com o papa João XXIII; sua festa litúrgica celebrar-se-á no dia 22 de outubro.

Vatican Pope John Paul II

Papa Francisco relembra 10 anos da morte de João Paulo

O papa Francisco recordou ontem os 10 anos da morte de Karol Wojtyla, que foi líder da Igreja Católica entre 1978 e 2005, com o nome de João Paulo II. Segundo informações do site UOL, ao fim da semanal audiência geral na Praça São Pedro, no Vaticano, o pontífice relembrou que hoje a morte de João Paulo II completa 10 anos.

“Recordamos dele como grande testemunha de Cristo sofredor, morto e ressuscitado, e pedimos para interceder por nós, pelas famílias, pela igreja, para que a luz da ressurreição recaia sobre todos os ombros da nossa vida e nos encha de alegria e de paz”, afirmou Francisco. “O seu exemplo e seu testemunho estão sempre vivos entre nós.”

“Caros jovens, aprendam a enfrentar a vida com seu ardor e entusiasmo. Caros doentes, carreguem com alegria a cruz do sofrimento, como ele ensinou. Caros cônjuges, coloquem sempre Deus ao centro para que a história conjugal tenha mais amor e felicidade”, acrescentou o papa.

Após uma longa batalha contra problemas de saúde, inclusive o mal de Parkinson, João Paulo II morreu aos 84 anos, em 2 de abril de 2005, no Vaticano. Em 1981, ele foi alvo de um atentado em plena Praça São Pedro, cometido pelo turco Ali Agca.

Aclamado “Santo Súbito” desde seu velório, Karol Wojtyla foi beatificado em 1º de maio de 2011 e canonizado em 27 de abril de 2014, em uma cerimônia que uniu dois papas: Francisco e Bento 16.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias