Home / Cultura

CULTURA

Ajuda política à Etiópia

DA REDAÇÃO

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, representa, nesta quinta-feira (23), o governo brasileiro na reunião de ministros da Primeira Sessão do Comitê Técnico Especializado sobre Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego da União Africana (UA). O encontro, que será em Adis Abeba, na Etiópia, começa hoje (21) e vai até sexta-feira (24).

O tema geral da reunião será “Proteção Social para o Crescimento Inclusivo”. São aguardados cerca de 70 ministros, de diversas áreas, de 54 países da África e do Brasil. O encontro será composto de duas partes, dos dias 20 a 22 será a reunião de especialistas e de 23 a 24, a reunião de ministros.

O chefe substituto da Assessoria para Assuntos Internacional e de Promoção Comercial (Aipc), Leonardo Pereira Batista, ressalta a importância de compartilhar as experiências brasileiras. “Vamos mostrar quais são as nossas políticas, os resultados que elas têm alcançado e principalmente a importância da articulação das políticas públicas na área de desenvolvimento rural, segurança alimentar e trabalho para que se alcance o sucesso que o Brasil tem conseguido na redução da pobreza e inclusão social e produtiva da população”, explica.

A inclusão produtiva rural terá destaque na fala do ministro, que apresentará o Plano Brasil sem Miséria e outras iniciativas brasileiras de fomento às atividades rurais, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), compras públicas e a interação destas políticas com outras, como as voltadas para segurança alimentar e nutricional. Juntas, essas políticas contribuíram para a retirada de 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza.

O Brasil tem acordos de cooperação técnica que ajudam a desenvolver a agricultura familiar de outros países como a África. Uma destas ações é Programa Mais Alimentos Internacional. Ele estabelece uma linha de crédito concessional para o financiamento de exportações brasileiras de máquinas e equipamentos destinados à agricultura familiar e fornecer apoio a projetos de desenvolvimento rural para o fortalecimento da produção da agricultura familiar por meio da cooperação técnica e do intercâmbio de políticas públicas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias