Home / Cultura

CULTURA

Escova progressiva

A aparência dos cabelos é uma preocupação constante da maioria das pessoas. Puxa, estica, horas nos salões de beleza e muitos reais por mês para domar e alisar as madeixas. Com resultado imediato, as escovas progressivas se tornaram uma febre. Mas o que é preciso saber sobre esse tratamento químico? Três perguntas à médica dermatologista, com fellowship pela universidade de Michigan, EUA, especialista em cabelos, Juliana D'elia

1– Como a escova progressiva interfere na estrutura dos cabelos?

A escova progressiva é composta por formol (formaldeido 0,2%), que age penetrando nas cutículas dos fios retirando algumas proteinas capilares, deixando a estrutura com a aparência alisada dos fios por um período determinado de tempo.

2– É verdade que a escova progressiva encapa os fios com uma película protetora?

Sim, é muito importante deixar isso claro. A progressiva “encapa” os fios sim. Porém, se os cabelos não estiverem bem cuidados antes do procedimento, devidamente hidratados, nutridos e com as cutículas fechadas, os fios serão impermeabilizados com todos esses “defeitos’’. Portanto, após algum tempo, o resultado vem na forma de cabelos desidratados, quebradiços e sem força, com provável queda e ruptura dos fios. O uso do formol em sua fórmula, por si só (em pequenas ou grandes concentrações), ocasiona o que chamamos de eflúvio telógeno, que é a queda intensa dos cabelos em quantidade bem maior do que aconteceria normalmente.

3– Como proceder depois de uma escova progressiva para amenizar os danos do produto e para manter a aparência cuidada do cabelo?

Para amenizar os danos após uma progressiva, o correto seria evitar as fórmulas com o formol, subsituindo-as por outros produtos menos agressivos, como o tioglicolato de aminio e a etalonamina. Caso isso não seja possível, pelo menos que o profissional seja consciente para evitar a alta concentração de formol, que oferece riscos que vão da dermatite de contato severa até uma intoxicacao. Depois disso, deve-se realizar hidratações adequadas todas as semanas e frequentes cauterizções dos fios.


Vovô legal

BOA VIDA - dr ismar vovô

Dá para imaginar a delícia que é ser neto de alguém com o astral do doutor Ismar Ribeiro? Pois essa novidade caiu na rede. O cirurgião plástico Ismar Ribeiro será vovô! Simpático, descolado, divertido, amante de viagens, aventuras e esportes, bom pai e bom marido. É claro que esse garoto, que chega em breve, terá a melhor das companhias nessa vida! Que sorte a dele! Parabéns!


Dica do Levine

BOA VIDA - franco levine

Quem já ouviu Franco Levine, jamais esquece sua voz. Pensa em uma pessoa que tem uma caixa acústica dentro do peito? Sua escola vem do canto lírico e suas canções e composições transitam em todas as esferas musicais. Depois de muitos anos, retomamos nosso contato. Levine está em fase de finalização de seu CD e DVD, em breve teremos novidades. Sua voz continua a mesma, de um veludo macio e muito grave. Não perdi meu tempo e pedi uma receita para manter a voz limpa e o “gogó” sempre saudável:

Em um copo americano, misturar três dedos de vinagre natural, dois dedos de água e uma pitada de bicarbonato de sódio. Depois, basta um gargarejo antes de dormir e ao acordar. Uma dica simples, que faz o maior efeito.


Síndrome rara Duchenne

BOA VIDA - thiago henrique

Sou apaixonada por crianças e, essa semana, fui ao chão com a história de Thiago Henrique (foto), que me escreveu contando seu drama pessoal e familiar. Tanto ele como o irmão Marcos Vinícios, de 21 anos, sofrem de uma terrível doença, que ataca toda a musculatura do corpo. Além do movimento das pernas, até o coração e os pulmões são afetados. Me olhei no espelho e agradeci pelos filhos saudáveis que tenho. Mas para que essa reflexão acontecesse, precisei ser sacudida com o relato maduro desse garoto de apenas 15 anos, me descrevendo o sofrimento de sua mãe, uma jovem de trina e poucos anos, que passa suas noites bobeando o ar nos pulmões do irmão, que já está na cadeira de rodas. Eles precisam ir a um hospital da Tailândia, que faz um tratamento com células-tronco e que atenua as dores e os sintomas dessa doença incurável. Aos poucos, as doações estão chegando, mas ainda falta muito para aos R$ 170.000 necessários. A vida é difícil para todos nós, mas lamentos do cotidiano se tornam infâmias diante desse drama. Que tal economizar um pouquinho esse mês e fazer um depósito acessando esse link: http://novo.vakinha.com.br/vaquinha/thiago-rumo-a-tailandia ou Caixa Econômica Federal, operação 013, agência 2712, conta 40941-1, CPF 026100711-40. Podemos dar dignidade a essa família! Vamos ajudar!


Ritual Maia

BOA VIDA - marta franco ritual

Acredito que as palavras, as atitudes e os pensamentos são capazes de nortear a vida para o bem e para o mal. É como se o Universo armazenasse essas informações poderosas e mobilizasse todas essas energias. Semana passada, a superterapeuta Marta Franco, preparou um Ritual Maia, no Espaço Renascer Saúde, voltado para a prosperidade. Incrível! Através de um telão, comandado diretamente do México, a freira, terapeuta e tanatóloga Gabriela Montero vibrou sua energia, conectando-se a mais de 40 pessoas reunidas para um momento de cura interior e de reflexão sobre a vida. Histórias lindamente contadas e a dança dos quatro elementos selaram com muita luz essa noite, que comemorou os 10 anos do Espaço Renascer Saúde!


Sabores e aromas da Índia

BOA VIDA - IMG_3169

Amo a culinária indiana e, aqui em Goiânia, reencontrei Elmo Lobo, um querido amigo que não via há anos. Ele sempre trabalhou com roupa indiana ( Mania da Tribo é a sua marca). Mas qual foi a minha surpresa ao saber que, com suas constantes viagens à Índia, ele também se tornou um chef da culinária indiana e criou um espaço incrível que une moda e gastronomia com temperos especiais e sabores exóticos, no setor Pedro Ludovico. Elmo conseguiu despertar com maestria alguns dos meus sentidos, como o paladar e o olfato, com sabores e aromas bem marcantes. E o que é melhor: os preços são super convidativos. Sua sócia, Marcella Lobo (filha) é linda e cuida do atendimento vip. Adorei!


Sambinha de sábado

BOA VIDA - IMG_3108 (1)

Fim de semana fui curtir um sambinha e comemorar o aniversário das grandes amigas, Heloísa Vargas e Júlia Renata, vocalista da banda Túnel do Tempo, que trago da juventude e levo para todas as próximas encarnações. Escolhemos o Thiosti pela tradição das feijoadas e samba de todos sábados. Foi muito gostoso. Aproveitei e fiz um clique das minhas queridas com o proprietário do Thiosti, Francisco de Oliveira (Chiquinho), sempre muito simpático e sorridente. Também não é para menos, a crise que anda rondando tantos restaurantes da cidade, passa longe de seu estabelecimento!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias