Home / Cultura

CULTURA

São Simão é 10

JOHNY CÂNDIDO [email protected]

Delícias da culinária regional com um toque de sofisticação, uma programação de shows que agrada a todos os gostos e muito lazer reunidos num cenário paradisíaco. É assim o Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão, que este ano chega a 10 anos consecutivos com novidades que vão marcar a edição histórica. O evento, um dos mais esperados pela população da cidade e turistas, que começa hoje e vai até domingo (Sexta-Feira Santa a Domingo de Páscoa).

A prefeitura municipal, com apoio de parceiros se movimentou para realizar o Festival que leva milhares de turistas para a cidade do Lago Azul. A programação prevê variadas atrações culturais, shows musicais, competições esportivas, exposição e comercialização de produtos artesanais da comunidade e região. No ano passado São Simão recebeu mais de 30 mil pessoas superlotando a rede hoteleira da cidade e vizinhança. Para esse ano a expectativa é ainda maior. O prefeito de São Simão, Márcio Vasconcelos, garante que a cidade está preparada para realizar um grande evento e receber da melhor forma possível os visitantes. “O Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão chega a sua décima edição em grande estilo. Certamente o maior evento da gastronomia goiana e um dos maiores do gênero no Brasil. Estou feliz com o resultado dos dois anos anteriores por ter apostado e acertado na continuidade de um evento que cresce a cada ano”, comemora o prefeito. Ele ressalta que foram feitos ajustes necessários na estrutura do evento que além do grande público recebe também personalidades do mundo artístico, cultural, esportivo e político. Márcio Vasconcelos reforça o convite. “Venha conhecer as delícias de São Simão. Nosso Festival é 10!”

Cardápio

Como já é tradição o ingrediente principal do cardápio é o peixe, com destaque para a tilápia em várias versões. Na cozinhado restaurante instalado na orla do Lago Azul, um time de profissionais trabalha na elaboração dos deliciosos pratos, sob a coordenação de experientes chefs. O resultado será uma grande festa para os que apreciam a boa culinária.

O setor de alimentação fora do lar também tem participação de destaque durante a realização do Festival. Bares, restaurantes, quiosques entre outros são incentivados a participar do Festival em seu próprio estabelecimento. Eles foram orientados pelo SENAC em oficinas de capacitação. O parceiro que adere ao projeto oferece no cardápio um prato à base de peixe. A contrapartida aos empresários vem em divulgação no material promocional do evento e a iniciativa reforça a referência da culinária à base de peixe, fartamente servida em São Simão.

No encerramento da festa, no domingo de Páscoa, um bolo de 10 metros de comprimento, alusivo aos 10 anos do Festival, marcará o ponto alto das comemorações. Uma equipe de padeiros e confeiteiros de São Simão está com o desafio de preparar o bolo gigante para brindar uma década de sucesso do evento que projeta São Simão além das fronteiras de Goiás.

Cozinha Show com Rafael Cardoso, o chef de cozinha Vicente, da Novela Império, da Rede Globo

Dos estúdios do Projac diretamente para São Simão. O global Rafael Cardoso, que interpretou o chef de cozinha Vicente na Novela Império desembarca na cidade do Lago Azul, onde vai mostrar que o talento na cozinha não é só coisa de novela. No sábado à noite (21h), Rafael Cardoso vai preparar uma receita com peixe no palco de eventos e um âncora promove a interação entre o artista e o público. Por fim, algumas pessoas são convidadas a degustar e validar o prato idealizado pelo artista.

Rafael Cardoso relata a paixão pela cozinha em seu blog sobre alimentação funcional e conta que vai mostrar sua experiência em um restaurante que está colocando em funcionamento. “Recebo dicas de chefs amigos. Faço pesquisa há pelo menos dois anos e busco formas de ter uma vida mais saudável, fazendo pratos e pesquisando receitas”, diz o artista.

A Cozinha Show é uma das grandes atrações de entretenimento do Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão.A estrela da oficina é sempre um artista de reconhecimento nacional que prepara o prato com o auxílio dos Chefs presentes. Várias celebridades já participaram do evento, os atores Thiago Mendonça, Oscar Magrini, Fabiana Carla, Cris Vianna, o cantor Falcão e o chef de cozinha, Edu Guedes entre outros.

Cultura

Nos três dias do evento, 3 a 5 de abril, artistas e grupos de alunos do Centro Cultural Iara de Almeida, depois de vários meses de ensaios, se apresentam no palco do restaurante. Haverá coreografias de danças, Hino Nacional estilizado e apresentação do famoso Grupo de Catira “Resgatando a Tradição”, entre outras performances que emocionam e arrancam aplausos dos presentes. Alunos do Peti também participam da programação com performances de dança. São Simão conta com pelo menos 1.500 crianças, jovens e adultos que produzem e aprendem arte diariamente. Eles são atendidos pelo Centro Cultural Iara de Almeida, órgão mantido pela prefeitura da cidade. Com quase 20 cursos na grade de ensino, é possível aprender karatê, pintura, viola, violão, capoeira, teatro, bordado, diversas danças e muitos outros. Maria Aparecida Santana César Tavares, superintendente de Cultura do município e coordenadora das apresentações, conta envaidecida que a instituição une arte e educação e vem cumprindo fielmente seu objetivo. “Cultura é educação. Nós estamos tirando as crianças da rua, oferecendo conhecimento. São talentosas e no futuro serão profissionais de sucesso. Enquanto essas crianças estão lá (no Centro Cultural), em aulas produtivas, elas estão longe das drogas, por exemplo”, ressalta.

Feira de artesanato – negócios

Na enorme tenda às margens do Lago Azul os presentes podem também conferir e adquirir obras de arte, deliciosos doces caseiros e trabalhos manuais feitos pelos artistas da terra. A Expo Arte conta ainda com a participação de integrantes da Associação dos Artesãos de São Simão e tem espaço reservado todos os anos no Festival. Um stand com orquídeas de vários tipos, cores e tamanhos estão à disposição do público.

Esporte

A programação do Festival dedica espaço especial para o esporte com o Campeonato Municipal de Futebol Society e Campeonato Regional de Truco. A primeira competição vem sendo realizada nos finais de semana com 16 equipes. A última etapa será disputada no Domingo de Páscoa. O campeonato de Truco começa na manhã de domingo sem hora para terminar e reúne participantes de municípios vizinhos e também do estado de Minas Gerais, que faz divisa com São Simão. Ambos os campeonatos acontecem na área de camping também na orla do lago. No domingo, o prefeito Márcio Vasconcelos ao lado de outras autoridades fará a entrega dos troféus e medalhas aos primeiros colocados das competições.

Paralelamente ao evento acontece o Campeonato de Futebol Society com 24 equipes de atletas da cidade e veteranos. No domingo, o prefeito Márcio Vasconcelos ao lado de outras autoridades fará a entrega dos troféus ao primeiros colocados da competição.

A cidade

São Simão, localizado no extremo Sudoeste goiano, na divisa com Minas Gerais, tem no Lago Azul formado pela barragem da Usina Hidrelétrica Cemig, seu cartão de visitas. O Lago Azul, com quase o dobro da Baia de Guanabara, tem águas cristalinas e mais de 1 km de praia, com quiosques, bares, banheiros, duchas, quadras de areia, pista de cooper, ciclovia, amplo estacionamento, área de camping e porto pavimentado para embarcações. Estrutura que confere lazer e conforto ao visitante. O município é um dos destaques do turismo em Goiás e ostenta ainda as Cataratas do Itaguaçu com imensas e belas quedas d’água. São Simão esta distante 363 quilômetros de Goiânia. O acesso ao município se dá pelas rodovias federais BR-364, que faz ligação entre São Simão/ Mato Grosso/ Mato Grosso do Sul e BR-365, ligando São Simão ao Triangulo Mineiro e a São Paulo. A rodovia estadual GO-164, em boas condições, faz a interligação com Quirinópolis, Rio Verde e Goiânia. A cidade possui boa estrutura hoteleira e rede de serviços para atender bem os visitantes.

10º Festival Gastronômico, Esportivo e Cultural de São Simão

Local: Às margens do Lago Azul-São Simão

Data: 3 a 5/04 - Sexta-feira Santa a Domingo de Páscoa

Distância de Goiânia: 363 Km

CAT- Centro de Atenção ao Turista- 64 3553 9500

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias