Home / Cultura

CULTURA

Saúde e qualidade de vida – Yoga 48

Elzi Nascimento e Elzita Melo Quinta

Posturas

As posturas ou ásanas do Yoga são  atividades físicas que permitem ao corpo o livre estiramento que fortalece e recupera a boa saúde. Ao favorecer a flexibilidade, as posições físicas trabalhadas no Yoga permitem que não apenas o corpo físico, mas também o sistema emocional e nervoso sejam estimulados. Esta prática traz benefícios ao mostrar que o corpo deve ser respeitado em suas possibilidades e limitações. Trata-se de um aprendizado que visa a forma perfeita que restitue o bem estar. Em especial, no trabalho com gestantes, o método do Yoga para um parto natural, utiliza asanas específicas para cada fase do desenvolvimento da gestação. O objetivo é facilitar o processo gestacional em si mesmo.

Variações

Ao tornar-se mais consciente de si mesma, através da prática do Yoga, a pessoa além de um senso maior de responsabilidade social, passa a reconhecer a existência de um poder divino que a alimenta, vitaliza e fortalece. Intimamente evita comportamentos negativos. Liga-se com mais vontade a comportamentos de caráter positivo. A consciência corporal propicia o uso mais adequado da respiração, na qual descobre um instrumento de relaxação eficaz. Esta percepção, durante o parto poderá auxiliar a conexão consciente com cada contração, acentuando um processo de calma durante o parto. O bebê vem à luz num clima de paz, iluminação e equilíbrio.Naturalmente ocorre como que um processo de iluminação entre a parturiente e o bebê.

Sensações

Ao associar as atividades físicas com os exercícios de respiração e concentração, o Yoga voltado para os cuidados com a gestante e o parto natural humanizado, trabalha o reconhecimento dos sentidos que verifica as sensações físicas, fisiológicas, emocionais e mentais fugindo das falsas sensações de realidade. Isto significa abandonar os estímulos sensoriais criados por pensamentos e ideações que estressam e desgastam. Envolve a capacidade para entender e experimentar as ocorrências a partir do mapeamento consciente do próprio corpo. No caso da gestante, o acompanhamento natural e gradual de todas as modificações físicas, emocionais e mentais a que se submete durante a gestação.

VIDA - Imagem2

OM SHANTI!

Elzi Nascimento, psicóloga clínica, e Elzita Melo Quinta, pedagoga especialista em Educação, são professoras de Yoga, escritoras e pesquisadoras. Vida Saudável atende ao questionamento dos leitores do DMRevista sobre os temas abordados.

Contatos: [email protected]/ [email protected] – (62) 3251-8867 / 7815-8515

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias