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CULTURA

SPFW movimenta mercado da moda

O fazer constrói

O fazer educa

O fazer inclui

O fazer mobiliza

O fazer conecta

O fazer transforma

O fazer humaniza

Uma homenagem ao fazer que constrói, inclui, inspira, educa e transforma a partir do trabalho e esforço das mais diversas pessoas, em torno de objetivos comuns. É assim que o SPFW celebrou seus 20 anos como a maior semana de moda do Hemisfério Sul. A 39ª edição aconteceu entre os dias 13 e 17 de abril, no Parque Cândido Portinari, em São Paulo. A temporada Verão 2016 teve um calendário intenso com 39 desfiles, e exposições e ações que levaram conteúdo de moda para toda a cidade.

“O fazer é otimista, posiciona, reforça identidade, dignifica. Nesta edição, quisemos falar das pessoas. O poder das pessoas está no fazer, nos elos que se constroem a partir destas relações. É a moda cada vez mais humanizada”, afirma Paulo Borges, diretor criativo do SPFW. “Há 20 anos estamos construindo essa história”, arremata.

A despedida de Gisele

Na quarta-feira (15), a super modelo Gisele Bündchen encerrou sua carreira nas passarelas e escolheu o desfile da Colcci, no SPFW, para dar seus últimos passos “oficiais”. Na primeira entrada, a top estava usando um vestido branco e solto, com direito a top e hot pants por baixo, e sandália gladiadora. Na sua segunda e última entrada, a modelo mais bem paga do mundo usou um top estampado e uma saia listrada, aliás, ela chegou a ficar com os olhos lacrimejados.

Gisele, que atualmente tem 34 anos, escreveu no  em seu perfil no “Instagram”: “Sou muito grata por ter tido a oportunidade, aos 14 anos, de iniciar esta jornada. Hoje, após 20 anos nesta carreira, é um privilégio estar fazendo meu último desfile por escolha própria e ainda continuar trabalhando em outras facetas da indústria.”

Ainda, durante o final do evento, alguns fãs invadiram a passarela para cumprimentar a modelo, que retribuiu o carinho de todos.

Vale lembrar que ela já falou que não pretende se aposentar! “Não é uma aposentadoria, pois vou continuar trabalhando, só não mais na passarela. Além disso, não descarto desfilar, porque já estou neste ‘business’ há 20 anos e agora quero criar espaço para focar em outros projetos e também ficar mais com a minha família”, contou ela.

Gisele ainda afirmou que não descarta a possibilidade de voltar a modelar: “Independente do ramo que atuar no futuro, me vejo trabalhando por toda minha vida. Sempre estou aberta às oportunidades que aparecem, vou deixando a vida fluir. Se for por alguma causa especial, quem sabe adiante ainda venha a desfilar.”

Sonhando Acordado

Como parte das celebrações dos 20 anos do SPFW ao longo de 2015, o evento trouxe a exposição “Sonhando Acordado”, que homenageou encontros resultantes desse fazer e que marcaram momentos importantes do calendário de moda. Nas fotografias de Bob Wolfenson, estilistas, designers e modelos apareceram ao lado de artistas, músicos, stylists em cenas que faziam alusão às conexões de inspiração, amizade e criação que o SPFW promove a cada edição. A exposição teve o apoio da mmartan. “Para a mmartan foi um prazer compartilhar esse sonho no ano em que completamos 30 anos e o São Paulo Fashion Week celebra duas décadas de muitas histórias,” comemora Gabriela Rodrigues, diretora de marketing.

Mostra Contemporânea de Moda Africana

A temporada marcou uma parceria inédita do SPFW com o Museu Afro Brasil que inaugurou a mostra “Africa Africans Moda” e apresentou o trabalho de cinco estilistas africanos: Palesa Mokubung (África do Sul); Amaka “Maki” Osakwe (Nigéria); Jamil Walji (Quênia); Xuly Bët (Mali) e Imane Ayissi (Camarões). O desfile integrou o projeto Africa Africans, que traçou um panorama sobre a criação visual contemporânea do continente através da vinda de obras de artistas de diversos países africanos. “A moda estimula a criação de sentidos e símbolos que contribuem com a formação das imagens em torno de um país, um povo, uma região específica”, afirma Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil, que concebeu o projeto. “Assim, falar da diversidade da produção plástica africana sem mencionar a importância da moda e de seus criadores em diversas regiões seria negligenciar um aspecto importantíssimo da criação contemporânea no continente.”

Renda-se

Vários estilistas e marcas uniram-se a diferentes comunidades de rendeiras de estados brasileiros e criaram peças especiais para a exposição “Renda-se”, organizada pela curadora de artesanato e arte popular, Renata Mellão, em parceria com o estilista Dudu Bertholini, para o Museu A Casa, dirigido por Renata. “Artesãos em todo o País detêm um saber-fazer tradicional único e extremamente rico. O encontro entre estilistas renomados e esses artesãos pode contribuir para a promoção da identidade brasileira na moda e para a sustentabilidade dessas comunidades”, afirma.

O projeto fez parte da agenda oficial do SPFW e estava em sintonia com a campanha “Amo Moda Amo Brasil”, que destacou a importância da cadeia produtiva e criativa da moda e reforçou a identidade brasileira a partir de pilares como o algodão, o denim, a moda praia e os saberes e fazeres tradicionais do craft/artesanal, como atributos naturalmente associados ao lifestyle do País.

Moda e Esporte

Em ano pré-olímpico, aproximar a moda do esporte foi mais uma conquista da campanha “Amo Moda Amo Brasil”. Uma ação envolvendo Paulo Borges, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e atletas brasileiros escolheu as estilistas Carolina Gold e Pitty Taliani, da marca Amapô, para desenhar os uniformes da delegação brasileira para as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Toronto 2015. “A Amapô tem um espírito jovem, descontraído e trabalha muito bem a questão da cor e da brasilidade”, comenta Paulo Borges. “Assim como o talento de nossos atletas, a criatividade e a inovação presentes na moda brasileira são pilares que desenham a identidade do País. Desde que lançamos a campanha Amo Moda Amo Brasil, no ano passado, vemos os grandes eventos esportivos como oportunidades de valorizar o nosso design também no contexto do esporte”, completa.

Ponto de encontro

O SPFW é feito de encontros e, nesta edição, não faltaram oportunidades e ambientes para que fashionistas e convidados aproveitassem juntos cada minuto da semana. Entre um desfile e outro, quem visitou o SPFW pode escolher entre sete food trucks, que trouxeram opções para todos os gostos: Los Mendozitos (vinho), Nômade (massas), Familee (cafés e doces), Aleatorium (sanduíches), C.O.M.O (comida brasileira), Gorilla (saladas) e o Drink Truck Schweppes.

Para quem gosta de música, a trilha sonora foi garantida pelo espaço Schweppes, que montou um line up de DJs e pocket shows, com as participações do DJ Márcio Neves, da cantora Tabatha Fher, da banda de jazz e ritmos brasileiros Hammond Grooves. Os Sets Efervescentes trouxeram também a modelo Talytha Pugliesi, o stylist José Camarano e o apresentador Caio Braz para comandar as pick ups.

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