Home / Cultura

CULTURA

A Bahia de Dorival Caymmi

O cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro Dorival Caymmi completaria neste ano 85 anos de carreira, desde sua primeira música composta. Em 1930 escreveu sua primeira música,“No Sertão”, e marcou a história da música brasileira com canções sobre os hábitos, costumes e as tradições do povo baiano.

Filho de Durval Henrique Caymmi e Aurelina Soares Caymmi, era casado com a cantora Stella Maris. Todos os seus três filhos também são cantores: Nana Caymmi, Dori Caymmi e Danilo Caymmi.

Iniciou sua atividade como música ainda criança, ouvindo parentes ao piano. Seu pai era músico amador e tocava além de piano, violão e bandolim. A mãe, dona de casa, cantava em casa. Depois de ouvir músicas na vitrola, começou a compor.

Depois de “No Sertão”, Caymmi estreou como cantor e violonista em programas da Rádio Clube da Bahia. Aos 22 anos, venceu, como compositor, o concurso de músicas de carnaval com o samba “A Bahia também dá”.

Dois anos depois, em 1938 começou a participar de programas da Rádio Tupi. No programa interpretou O que é que a Baiana Tem?, auxiliando na carreira internacional de Carmen Miranda, a partir do filme Banana da Terra, do mesmo ano.

O compositor

De acordo com Tom Jobim, “o Dorival é um gênio. Se eu pensar em música brasileira, eu vou sempre pensar em Dorival Caymmi. Ele é uma pessoa incrivelmente sensível, uma criação incrível. Isso sem falar no pintor, porque o Dorival também é um grande pintor”.

Compôs obras como Saudade da Bahia, Samba da minha Terra, Doralice, Marina, Modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena.

Em suas composições há referências à cultura, tradições e costumes baianos e grande influência da música negra. Possuía um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando muita espontaneidade. A Bahia surge como um local exótico, em um discurso típico das primeiras décadas do século XX.

Em entrevista, Caetano Veloso fala sobre a obra de Caymmi: “escrevi 400 canções e Dorival Caymmi setenta. Mas ele tem setenta canções perfeitas e eu não”.

Faleceu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos, em casa, por conta de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos em consequência de um câncer renal que possuía havia nove anos.

“Nas sacadas dos sobrados

Da velha São Salvador

Há lembranças de donzelas

Do tempo do imperador

Tudo, tudo na Bahia

Faz a gente querer bem

A Bahia tem um jeito

Que nenhuma terra tem”

Trecho de Você Já Foi à Bahia, composta e

interpretada por Dorival Caymmi

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias