Home / Cultura

CULTURA

Vinhos no Brasil

O clima e os métodos de plantio na Serra Gaúcha fornecem regularmente uvas com alta acidez, adequadas ao vinho base para elaboração de espumantes. Na América do Sul são os espumantes brasileiros que têm se destacado. Nos outros países, como o Chile e Argentina, os espumantes estão muito abaixo dos tintos e brancos tradicionais.

Vinhos de mesa

Os vinhos de mesa, elaborados a partir de uvas americanas, são vinhos baratos e de garrafão, e são colocados para o consumo logo após a vinificação. O Rio Grande do Sul ainda é o maior produtor desses vinhos, os tintos de são meio gelatinosos e os brancos muito suaves. Santa Catarina também produz desses vinhos.

Regiões onde produzem bons vinhos

Hoje no Brasil existem algumas regiões que produzem vinhos de qualidade: Rio Grande do Sul na Serra Gaúcha, em Campanha, na fronteira do Uruguai, no Vale do São Francisco em Juazeiro e Petrolina. Na Serra dos Pirineus-Goiás.

Vinícolas importantes do Brasil

Aurora: É a maior produtora de vinhos do Brasil. Produz sua linha top Aurora Reserva da uva Merlot que me surpreendeu muito. Um bom vinho!. Uva Chardonnay onde produz excelentes espumantes. Atualmente sua linha de exportação é formada pelo Brazilian e o Amazon, envelhecidos em carvalho francês.

Lovara: Sua linha é muito bacana e seu espumante Brut, é feito pelo método tradicional a partir das uvas Chardonnay e Pinot Noir. Seu vinho top é o Gran Reserva de Cabernet Sauvignon, tinto encorpado, envelhecido em barris de carvalho americano por oito meses.

Marco Luigi: Seu vinho excelente e que gostei muito é o Gran Reserva da Família Cabernet Sauvignon, é um vinho de guarda, encorpado e de muito bom equilíbrio. Me surpreendeu muito este vinho.

Casa Valduga: Maravilhosa vinícola onde produz vinhos de qualidade principalmente seus espumantes que são elaborados pelo método Tradicional. Maria Valduga é espumante que me encanta.

Miolo: O vinho que mais me agrada é o Miolo Lote 43. Corte de Cabernet Sauvignon e Merlot. Ele só é produzido em safras muito boas, como a de 2002. Muito bom!

Chandon: Pertecente ao renomado grupo LVMH, proprietário na França da Moet & Chandon. Eles fazem os melhores espumantes da Serra Gaúcha. Seu melhor espumante é o Excellente, brut de Chardonnay e Pinot Noir. Possui intenso sabor frutado, textura delicada e um belíssimo perlage de borbulhas finas e numerosas. Gosto muito!

V&A - vinho_branco

Goiás não tem só Pequi e produz vinho de qualidade

O Pireneus Vinhos é a primeira vinícola do Centro-Oeste do Brasil a produzir vinhos finos. Os vinhedos são cuidadosamente cultivados na Serra dos Pireneus, em clima tropical de altitude do cerrado brasileiro. O médico otorrinolaringologista Marcelo de Souza, proprietário da vinícola se aventurou em produzir vinhos e hoje tem um nome respeitável no Brasil e internacionalmente por engarrafar vinhos de qualidade. Segundo Marcelo, os vinhedos estão localizados no fundo de um vale rodeado por morros que dividem as águas das bacias do Prata e da Amazônia. No inverno, durante o dia, a temperatura ultrapassa os 30°C e à noite cai para 10°C. Isso, sem chuva alguma – por isso os vinhedos precisam ser irrigados. “É uma vitivinicultura trabalhada em clima tropical de altitude, por isso temos o potencial climático para fazermos um grande vinho, já que as noites frias favorecem o amadurecimento equilibrado de todos os componentes da uva, como a casca, a semente e a polpa”. Os seus vinhos são:

Intrépido: Leva 87% de Syrah e 13% de Tempranillo. Com passagem por barricas de carvalho, tem aromas de ameixa preta e notas de café tostado. Persistente em boca e com final longo.

Bandeiras: Em homenagem aos bandeirantes que descobriram a Serra dos Pireneus, tem 85% de Barbera, 10% de Tempranillo e 5% de Sangiovese. Boa estrutura, com taninos firmes e um rubi violáceo intenso. No aroma, frutas vermelhas e negras e um gosto final prolongado. O meu preferido!

Sou uma consumidora dos vinhos do Marcelo e apaixonada pelos aromas e sabores de seus vinhos. Acredito que dentro de pouco tempo ele estará exportando para o mundo. Para quem não conhece, vale a pena provar, tenho certeza que nunca mais deixará de consumir os vinhos da vinícola Pirineus.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias