Home / Cultura

CULTURA

Louvor ao Espírito Santo

DA REDAÇÃO

Encerrou, ontem, a programação religiosa da 83ª edição da Festa do Divino Espírito Santo em Padre Bernardo.

O evento, que aconteceu de 29 de maio a 7 de junho, movimentou toda a cidade. Durante a festa foram realizadas missas, folias, barracas de comidas típicas e atrações culturais.

Presente no encerramento da festa o deputado estadual Diego Sorgatto falou sobre a importância do evento para a cidade e porque fez questão de prestigiar o evento. “Não poderia deixar de prestigiar esse evento e a tradição da festa de que deu origem à cidade pela qual tenho tanto carinho. A festa reúne milhares de pessoas em louvor ao Divino Espírito Santo e mantém viva a cultura e a religiosidade do nosso povo", afirmou Sorgatto.

A capela, construída em devoção à figura religiosa, em terreno doado por Rosa Fernandes Cabral, foi palco da movimentação de fiéis que participam de missas, folias e atividades culturais.

As festividades duram nove dias, com encerramento na comemoração de pentecostes

Maria Isabel avalia de forma positiva a festa deste ano. "Pelo que planejaram, atingiram o objetivo. Os organizadores contaram com a ajuda de ex-festeiros, venceram as dificuldades e é justamente essa a missão que devemos levar adiante.

Após o encerramento do Império, capitães-de-mastro e festeiros fizeram a descida do mastro, marcando oficialmente a conclusão dos trabalhos da programação religiosa da Festa do Divino Espírito Santo 2015.

Procissão passou por tapetes ornamentais até a chegada na Catedral.

PROCISSAO

Centenas de devotos do Divino percorreram as ruas da cidade em cortejo na tarde deste domingo. Os fiéis caminharam sobre os tapetes ornamentais que foram confeccionados por integrantes de entidades do município. Depois, seguiram até a capela para a Missa de Pentecostes.

"Venho de São Paulo há pelo menos 15 anos para a procissão de Pentecostes. Venho para agradecer, mas também pedir graças. O pedido guardo em segredo, mas o Divino já me ajudou muito", conta a costureira Claudia Valeria de Araújo.

A celebração de Pentecostes, de acordo com a tradição católica, ocorre 50 dias após a Páscoa e lembra a passagem da Bíblia em que o Espírito Santo desce aos apóstolos depois da morte e ressurreição de Jesus. A procissão conta com os tradicionais tapetes ornamentais confeccionados por voluntários. "É um momento de muita fé e devoção. A cada ano o cortejo é acompanhado por mais pessoas e como devota é uma grande alegria notar que a fé está no coração de muitos fiéis. Este ano contamos com o apoio irrestrito do deputado Diego Sorgatto que sempre tem nos dado atenção e atendido as reivindicações do município", diz a aposentada Isabel Costa Cruz.

revista2

PADRE BERNARDO

Em meados da década de 1930, romeiros originários de regiões vizinhas, principalmente do Vão dos Angicos, iniciaram a tradição de realizar festa em louvor ao Divino Espírito Santo, na área em que se desenvolveria o povoamento. As terras para a fixação dos primeiros moradores foram doadas por Jerônimo de Amorim, que contribuiu com dez alqueires, e por Valentim José Cabral, que ofereceu dois alqueires. O arraial, com o nome de Barro Alto, foi fundado por Rosa Fernandes de Carvalho e por José Monteiro Lima, em 1951. A ocupação desenvolveu-se a cerca de 12 quilômetros à esquerda do rio Maranhão, nas margens do Córrego Barro Alto.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias