Home / Cultura

CULTURA

Animes neste sábado no Goiânia Ouro

O Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, localizado no centro da capital, realiza neste sábado(04) a mostra Eiga (que significa cinema em japonês). Três diretores e três obras foram selecionadas para promover um encontro de culturas e trazer uma visão diferente de produção audiovisual. Os animes, como são chamados os desenhos animados do Japão, são uma das principais especialidades cinematográficas do país oriental e fazem muito sucesso principalmente entre crianças e jovens do Brasil.

Para os organizadores do evento, a principal intenção é trazer um pouco de novidade e alternativa para quem quer pegar um cinema nesse sábado. “O projeto visa o intercâmbio cultural, já que devido às fortes relações e influências que a Ásia, principalmente o Japão, tem apresentado no Brasil. O Japão é reconhecido como importante exportador de animação, possuindo influência nesse mercado e se nota o crescente interesse dos jovens pela cultura pop oriental”.

Animações clássicas como Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball, exibidas na TV aberta brasileira, intensificaram o contato do público local com produções japonesas. Isso, somado à grande quantidade de descendentes de japoneses no Brasil, ajudou a popularizar expressões como “otaku” (para designar os fãs de animes e mangás), kawaii (bonito, fofo) e hentai (animações eróticas). Dentre os fakes do extinto Orkut, destacava-se a grande quantidade de perfis, eventos e comunidades, criados ao redor da temática anime/manga. O evento já havia sido realizado uma outra vez, há mais de cinco anos. As produções exibidas nesta edição foram todas produzidas nos últimos 4 anos, por diretores que são considerados importantes para a geração atual do cinema-anime. O choque cultural e a inovação da linguagem japonesa são os principais interesses da mostra. “ Esperamos atingir preferencialmente os jovens e despertar a curiosidade para um ramo cinematográfico diferenciado do que estamos acostumados”.

História

Os filmes animados doJapão começaram a ser produzidos em meados da década de 1950. No período da invasão dos Estados Unidos ao país, durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas passaram a ter contato com a cultura pop americana. Através do contrabando de rolos de filme da Disney, os japoneses passaram a conhecer a forma moderna de produzir animações e histórias em quadrinhos.

Os mangás, histórias em quadrinhos tradicionais do Japão, fonte principal de enredo e estética dos animes, datam do século VII, em um período japonês conhecido como Nara. Pinturas eram associadas com texto, de maneira que procuravam contar histórias. No final do século XIX, um cartinista britânico chamado Charles Wirgman, através de um jornal satírico criado por ele mesmo em Yokohama, apresentou elementos de HQs ocidentais aos japoneses, como balões de fala, que acrescentaram ainda mais à cultura dos mangás.

Programação

Todos os filmes serão apresentados com áudio original (em japonês), e legendas em português. A classificação indicativa dos filmes é de 12 anos. Apesar do que muitos podem pensar, apesar de os animes serem desenhos animados, são levados muito a sério no Japão. Os artistas utilizam da arte não só para divertir crianças, mas para tratar de temas complexos, atrelados à existência humana, exploração do capital, futurismo, cyberhumanos, e várias outras viagens. Os três filmes exibidos em sequência na mostra seguem a seguinte órdem:

A Colina das Papoulas (2011), 91 minutos

Horário: 13h30

Diretor: Goro Miyazaki

Sinopse: A história desenrola-se no Japão em 1963 e conta a história de Umi, filha mais velha de uma família só de mulheres após o pai ter desaparecido no mar. Todos os dias pela manhã, Umi envia sinais de presença aos barcos que navegam ao largo da baía. A jovem faz amizade com o jovem Shun, responsável do clube de jornalismo do seu colégio. No entanto, a sua relação vai evoluir de forma surpreendente quando se revela um segredo à volta do nascimento de cada um deles e que parece ligá-los.

As memórias de Marnie (2014), 103 minutos

Horário: 13h20m

Diretor: Hiromasa Yonebayashi

Sinopse: Adaptação do livro homônimo da autora britânica Joan G. Robinson, o anime acompanha Anna, uma menina de 12 anos, filha de pais adotivos, sempre muito solitária e não exatamente feliz. Um belo dia, em um castelo numa ilha isolada, ela conhece Marnie. A menina loira de vestido branco se torna a grande e única amiga de Anna, mas ela descobrirá que Marnie não é exatamente quem parece ser.

O conto da princesa Kaguya (2013), 137 minutos

Horário: 17h20m

Diretor: Isao Takahata

Sinopse: Encontrada dentro de uma haste de bambu brilhante, uma pequena menina se transforma em uma jovem requintada, criada por um velho cortador de bambu e sua esposa. Do campo para a grande capital, mesmo invisível, ela cativa a todos os que a encontram, incluindo cinco pretendentes nobres. Em última análise, no entanto, ela tem que enfrentar seu destino secreto.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Bs-I659CG2k[/embed]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias