Home / Cultura

CULTURA

Cine Debate no Goiânia Ouro

Pisa Ligeiro. (RJ/2003, Duração 42’) às 20h. Diretor: Bruno Pacheco de Oliveira. O título, um cântico entoado durante uma marcha dos índios Xucuru, aponta para um ponto de convergência: a firme disposição dos indígenas em dar um “basta” à situação de pobreza e dependência a que foram relegados, recusando dobrar-se às velhas práticas da tutela e do paternalismo. Baseado em depoimentos das principais lideranças indígenas do País que refletem a diversidade de 220 povos com histórias e culturas diferentes, o vídeo Pisa Ligeiro apresenta um painel da variedade de bandeiras e estratégias de luta que orientaram tais mobilizações.

Índio Cidadão? (DF/2014, Duração 52’) às 20h45. Diretor: Rodrigo Siqueira. A União das Nações Indígenas, em ato de desobediência civil contra a tutela do Estado, coordena movimento político de participação popular na Constituinte (1987/88). Vinte e cinco anos depois, o Movimento Indígena ocupa o Plenário da Câmara dos Deputados e realiza Mobilização Nacional em Defesa dos Direitos Constitucionais ameaçados pelo próprio Congresso Nacional.

A Nação Kaiowa e Guarani, alheia ao Direito e à Justiça, revela a narrativa testemunhal do genocídio indígena em marcha no Estado do Mato Grosso do Sul.

Cine debate no Goiânia Ouro

Indígenas em Cena

Data: Hoje

Horário: 20 horas

Local: Centro Cultural Goiânia Ouro - Rua 3 esquina com a Rua 9 no Centro

Entrada Franca

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias