Home / Cultura

CULTURA

Encontro de Culturas ganha prêmio nacional

Da Assessoria

Celebrando 15 anos de existência e consolidado como um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil, o XV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros foi um dos projetos vencedores do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade em 2015.

O anúncio dos premiados foi realizado na tarde desta quarta-feira, 29 de julho, após dois dias de reuniões da Comissão Nacional de Avaliação, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em Brasília.

O Prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade, promovido desde 1987 visa reconhecer ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro. Em 2015, foram inscritos 230 projetos, vindos de todo o país. Do total, 57 projetos com diferentes perfis foram pré-selecionados nas comissões estaduais e posteriormente avaliados por uma comissão nacional em Brasília. Cada uma das iniciativas teve o parecer de dois jurados. A ideia é mostrar duas diferentes visões e estimular um debate sobre a relevância de cada projeto para a gestão compartilhada, proteção, preservação ou salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro.

O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros foi um dos quatro vencedores na Categoria II, que contemplou inciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural. O prêmio visa valorizar e promover iniciativas referenciais que demonstrem o compromisso e a responsabilidade compartilhada para com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades.

“Para o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é de fundamental importância o reconhecimento desses 15 anos de trabalho. Há muito tempo nós admiramos e tentamos esse prêmio. Sinto que agora nos tornamos suficientemente maduros e o reconhecimento de um prêmio tão importante, que legitima todas as ações que viemos desenvolvendo em prol do nosso patrimônio imaterial, comprova isso. O Encontro de Culturas, que nasceu pós-decreto do Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, que criou o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, no ano 2000, surgiu sob essa inspiração. Buscamos debater e trabalhar para o fortalecimento e divulgação dos modos de fazer, costumes, festas e celebrações do povo brasileiro”, explica Juliano Basso, idealizador do projeto.

Cada uma das iniciativas premiadas receberá o valor de R$ 30 mil, além de certificado e placa de premiação. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no próximo dia 27 de outubro, em Brasília, no Clube do Choro. Os representantes de cada ação, além de serem homenageados, participarão demesas redondas para debater as temáticas dos projetos apresentados, além de outros assuntos.

O presidente da Comissão Nacional, Luiz Phillipe Torelly, observa que o Prêmio Rodrigo é “o Brasil que não se vê na TV”. Nesta fala, ressalta que a premiação, que já ocorre há 28 anos, mostra a diversidade das expressões brasileiras e o empoderamento da sociedade na atribuição de valor ao seu patrimônio.

O Prêmio

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade prestigia, em caráter nacional, as ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro que, em razão da originalidade, vulto ou caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público.

Oferecida anualmente a empresas, instituições e pessoas de todo o Brasil, a premiação tem destacado, ao longo dos anos, a diversidade e a riqueza do Patrimônio Material e Imaterial Brasileiro nas manifestações culturais, nas antigas e modernas curvas da arquitetura nacional ou em grandiosas paisagens arqueológicas e naturais.

O prêmio foi assim denominado em homenagem ao fundador do Iphan, para destacar as iniciativas que compartilham dos mesmos ideais. O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 1898, em Belo Horizonte. Redator-chefe e diretor da Revista do Brasil, ele iniciou a vida política como chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas.

Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em 1937, fundou o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos.

Confira a lista oficial com os vencedores do prêmio em 2015

Categoria I – Iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural: visa valorizar e promover iniciativas de excelência em preservação e salvaguarda, envolvendo identificação, reconhecimento e salvaguarda; pesquisas; projetos, obras e medidas de conservação e restauro:

  1. Documentário Remeiros do São Francisco (MG)
  2. Ilé Omiojúàrò: Patrimônio Cultural (RJ)
  3. Preservação da Tradição e da Cultura do Centro Oeste Goiano através da trilogia de Bariani Ortêncio (GO)
  4. Levantamento das casas enxaimel de Blumenau (SC) Categoria II – Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural: visa valorizar e promover iniciativas referenciais que demonstrem o compromisso e a responsabilidade compartilhada para com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades:
  5. Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro (CE)
  6. Re(vi)vendo Êxodos (DF)
  7. Do Buraco ao Mundo: Segredos, rituais e patrimônio de um quilombo-indígena (PE)
  8. Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (GO)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias