Home / Cultura

CULTURA

Curta "Eu sou a cidade" ganha as telonas

A insatisfação popular diante da má administração dos recursos públicos no Estado de Goiás e sucessivos aumentos na tarifa do transporte público em Goiânia e Região Metropolitana levaram milhares de pessoas às ruas no ano de 2013. Nesse cenário caótico, os documentaristas Thalys Alcântara e Luiz da Luz, da produtora Coma Livre, fizeram um registro filmado da raiva gerada pela incapacidade de mudanças imediatas por parte da população, que foi reprimida de suas manifestações por uma verdadeira força-tarefa de policiais militares, cavalos e burocracia em vários atos que tomaram pontos estratégicos da cidade.

Com edição ágil, imagens captadas em meio a bombas de efeito moral, gritos e correria, Eu sou a cidade traz também depoimentos de quatro jovens que participaram da organização dos atos em repúdio à bagunça financeira feita entre governo e empresas. As entrevistas foram realizadas um ano após os protestos, o que traz uma visão mais concreta dos jovens sobre a movimentação intensa que ocorreu em Goiânia. O filme também traz à reflexão a questão do "até que ponto o Estado consegue controlar a população com mentiras de propaganda e o que ele é capaz de fazer para defender o capital dos empresários que financiaram suas campanhas?"

O documentário, que dura 25 minutos, também conta com infográficos, registro de reuniões de políticos com a população e retratos da burocravia motivada pela ganância empresarial, que refletiu em aumentos abusivos na passagem das viagens de ônibus. Esses aumentos culminaran na distorção da renda dos moradores da cidade que dependem desse transporte para trabalhar, estudar, ir ao médico, resolver burocracias e, quando possível, obter lazer. Eu sou a cidade foi selecionado para exibicão na categoria regional, do Festival Pirenópolis.Doc, que será realizado entre os dias 6 e 9 de agosto, na famosa cidade goiana de arquitetura colonial. O festival recebeu inscrição de mais de 480 filmes e selecionou 27 (de 11 Estados diferentes) para exibição em quatro mostras: Competitiva/longa-metragens, competitiva/curta-metragens, regional e infantil.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias