Home / Cultura

CULTURA

O mundo veio a Goiás

Imprensa Arattu

O XV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros dá início a sua segunda semana de atividades com o III Encontro Quilombola de Goiás. Expressões de fé e devoção deram o tom da abertura do evento. A Comunidade do Sítio Histórico Kalunga, que participa do Encontro de Culturas desde a sua primeira edição, encheu as ruas da Vila de São Jorge de cores e emocionou o público com o Império do Divino Espírito Santo e o Hasteamento do Mastro do Divino, festas tradicionais da comunidade que correspondem à folia de santos católicos.

Dança Kalunga, a Sussa nascida de tradições africanas, animou a festa e trouxe à Vila toda a alegria desse povo, que constitui a maior comunidade remanescente de quilombo do Brasil. Com um ritmo marcado pelo som da viola, do pandeiro, da sanfona e da caixa, a Sussa é uma tradição que envolve toda a comunidade por meio da música e da dança, caracterizada por giros em que as mulheres equilibram garrafas de cachaça sobre a cabeça. A Sussa faz referência à dança sagrada de pagamento de promessas, geralmente feita em pedido de prosperidade da lavoura.

A Comunidade do Sítio Histórico Kalunga abrange 237 mil hectares que abrigam cerca de 4.500 pessoas. São quatro núcleos principais de população: Contenda, Vão de Almas, Vão do Moleque e Ribeirão de Bois, que ficam nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás, na Chapada dos Veadeiros.

De Crixás, a Folia de São Sebastião trouxe a Catira para o palco do Encontro. Festa tradicional da cidade, que inclui festejos, danças e coreografias, a Folia do Divino Espírito Santo traz uma junção de ritmos como Batuque, Ponto, Catira, Roda Inteira, Carneiro, Saia Preta, Engenho Novo, Buzuntão, Moçambique, Caburé, Chorada, Veadeiro e Cururu.

Durante toda a semana grupos de cultura tradicional e popular apresentam-se no palco do Encontro de Culturas. Na programação estão nomes como Juraíldes da Cruz e Tambores do Tocantins, Vozes Bugras (SP), Caçada da Rainha (GO), La Pifada (França), Congo de Niquelândia (GO) e Venado Azul (México). O Encontro também realiza, com o apoio do Sebrae-GO, a Feira de Oportunidades Sustentáveis do Cerrado e uma série de oficinas.

De 29 a 31 de julho, o Encontro de Culturas, recebe a reunião da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, uma ação do Ministério da Cultura com representantes de 60 Pontos de Cultura de todo o país.

Em sua oitava edição, o Encontro de Capoeira Angola, reúne, entre 31 de julho e 02 de agosto, em São Jorge mestres e praticantes de todo o Estado. O evento conta com a presença especial do Mestre Cobra Mansa (RJ), um dos maiores nomes da Capoeira Angola no mundo.

A semana na IX Aldeia Multiétnica Terminou na última sexta-feira, 24, a IX Aldeia Multiétnica, primeira ação do XV Encontro de Culturas. A Aldeia foi montada em uma Reserva Particular do Patrimônio Cultural – RPPN, as margens do Rio São Miguel, a aproximadamente 6Km da Vila de São Jorge.

O encontro indígena reuniu, durante sete dias, representantes dos povos Kayapó (PA), Yawalapiti (MT), Krahô (TO), Fulni-ô (PE), Xavante (MT), Kariri-Xocó (AL) e Canela (MA). Além de vivências com cada povo, por meio de cantos, danças, ritos e pinturas corporais, os visitantes tiveram acesso a diversos tipos de arte indígena comercializadas no local.

O grande destaque desta edição foram as Rodas de Prosa realizadas na Tenda Literária. Foram debatidos temas urgentes para os povos indígenas, como a necessidade da demarcação de terras, a educação e a saúde indígena nas aldeias, a comercialização do artesanato, a importância das sementes tradicionais, do resgate da alimentação indígena e do extrativismo sustentável. As Rodas de Prosa contaram com a participação de representantes indígenas, da Funai, Ministério da Cultura, Embrapa e Ministério do Meio Ambiente. De acordo com a organização, cerca de 20 mil pessoas circularam pela Aldeia esse ano.

Visita do governador

Na tarde da última quinta-feira, o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo esteve na Vila de São Jorge, para inauguração do asfalto do trecho da GO-239, que liga Alto Paraíso à Vila. Na ocasião, Perillo visitou a casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, entidade responsável pelo Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, e afirmou que é preciso garantir que as manifestações culturais e tradicionais sejam preservadas.

Na visita à Cavaleiro de Jorge, Marconi Perillo, prestigiou um pouco da cultura dos povos e comunidades tradicionais do Brasil, recebeu presentes e conversou com a comunidade. Indígenas do povo Fulni-ô juntaram-se a comitiva para celebrar a visita. Convidado a dançar com os indígenas, o governador não exitou e declarou sair do local “energizado pela experiência”.

Após a dança, Towê, cacique Fulni-ô, presenteou Perillo com uma lança tradicional de sua etnia, agradeceu a visita e pediu o apoio do governo para que o encontro indígena continue sendo realizado com recursos suficientes para garantir a presença dos povos indígenas e a realização das atividades no local. Nas palavras de Towê, “o Encontro é algo sagrado para nós.”

A declaração de Towê corrobora com o ideal de que entidades não governamentais com ações como a da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge são extremamente importantes para dar visibilidade e garantir os direitos dos povos indígenas e tradicionais do Brasil.

Em entrevista, o vice-governador do Estado, José Eliton, que também esteve na Casa de Cultura, falou sobre os casos de denúncia de exploração sexual e do trabalho infantil de crianças Kalungas no município de Cavalcante. Segundo ele, o governo do Estado deve visitar Cavalcante na primeira semana de agosto para acompanhar o caso.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias