Home / Cultura

CULTURA

Palavra Cantada lança DVD Cantigas de Roda

Da Assessoria

A Palavra Cantada está lançando seu mais novo trabalho, o DVD Cantigas de Roda. No repertório estão 10 músicas selecionadas pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit, em um trabalho que tem o objetivo de mostrar o rico repertório da cultura musical tradicional do Brasil.

Os clipes foram produzidos a partir do CD Cantigas de Roda, lançado em 1996, composto por uma seleção das principais cantigas folclóricas do País. Na época, o trabalho foi muito importante para a carreira da dupla e rapidamente se espalhou por todo o País, dando um forte impulso ao que veio a se tornar, após 20 anos, uma marca essencial quando o assunto é música infantil.

“Estas canções estão extremamente presentes na memória e no coração de todos, por serem canções que vêm sendo cantadas por muitas e muitas gerações. Este lançamento vem num momento muito bom, pois é um repertório muito importante, que revisitamos agora acompanhado de lindas animações”, revela Sandra Peres.

Sandra conta que a intenção primordial foi desenvolver arranjos com interpretações singelas e emocionantes, que pudessem honrar estas belas canções. “Em grande parte, recorremos, para escolhê-las, a nossa própria memória musical, ao que ouvimos em nossa infância”, acrescenta. Paulo Tatit lembra ainda como é gostoso e educativo brincar de roda. “Quando se brinca de roda – e isso serve também aos adultos que se dispuserem a entrar na dança –, muitas coisas estão em jogo: aprender novas canções folclóricas, aprender como se brinca com elas, aprender a cantar, soltar a voz, se movimentar, aprender a esperar a vez, a sincronizar-se com os demais, a cooperar com a roda e vivenciar o prazer enorme que é participar de tudo isso”, comenta Paulo.

Cada clipe do DVD foi feito por um artista, que pôde usar o seu traço e teve liberdade para criar em cima das músicas. Cecília Esteves, diretora e coordenadora do projeto de animação, explica que o traço livre e a cor são os principais elementos que compõem o universo visual que complementa a letra, o ritmo e a musicalidade das canções. “Os personagens Pauleco e Sandreca aparecem algumas vezes, adaptados à linguagem de cada traço, inseridos no universo criado por cada artista”, acrescenta Cecília.

Numa iniciativa inédita, durante todo o mês de agosto, o novo trabalho terá pré-estreia exclusiva no Playkids, aplicativo que oferece atividades educativas e de entretenimento para crianças de até 5 anos. Todas as canções e parlendas são de domínio público e foram adaptadas e arranjadas livremente por Sandra Peres e Paulo Tatit.

Sobre a Palavra Cantada:

A Palavra Cantada existe desde 1994, quando os músicos Sandra Peres e Paulo Tatit propuseram criar novas canções para as crianças brasileiras. Em todos os trabalhos que realizaram desde então, tornaram-se linhas marcantes a preocupação com a qualidade das canções e o respeito à inteligência e à sensibilidade da criança. A dupla vem sendo aclamada pelo público e pela crítica do País como um trabalho diferenciado dentro da cultura musical voltada à criança. Objeto de inúmeras matérias elogiosas, o Selo recebeu vários prêmios que incentivaram-no a cumprir a difícil missão de unir sucesso com qualidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias