Home / Cultura

CULTURA

Questionador do progresso, filósofo John Gray dá palestra em São Paulo

O filósofo britânico John Gray fez uma palestra, em São Paulo, na noite de ontem, pelo ciclo de debates Fronteiras do Pensamento. Gray é o terceiro conferencista desta temporada do evento, que traz grandes pensadores da atualidade para debater o tema “Como Viver Juntos?”.

Autor de Cachorros de Palha, John Gray se destaca pelo questionamento do conceito de progresso, da ideia de que que os seres humanos, ao longo da história, construiriam paradigmas éticos que os fariam avançar como espécie. “Ele mencionava, por exemplo, numa discussão contemporânea recente, o uso da tortura na guerra contra o terror. A retomada de práticas que nós considerávamos inaceitáveis por um país que, talvez, pontificou a revolução democrática moderna, os Estados Unidos”, afirma o curador do Fronteiras, Fernando Schüler.

“Portanto, este ceticismo de John Gray em relação à ordem de valores em que se sustenta a sociedade liberal contemporânea, fundada na ética e nos direitos humanos, é muito saudável. Como nós podemos, de uma maneira realista, menos utópica, pensar em como a nossa democracia pode avançar e melhorar”, acrescenta Schüler.

As primeiras conferências deste ano foram do biólogo britânico Richard Dawkins, polêmico por sua defesa do ateísmo, e do empresário americano e criador do Wikipédia, Jimmy Wales.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias