Home / Cultura

CULTURA

Rock e quadrilha no Cererê

São nove anos de manifestações culturais, produção e promoção da música independente, articulação de festivais no Centro-Oeste, foco no fomento e fruição de bens culturais em rede. O grupo Fósforo Cultural comemora o aniversário de 9 anos neste sábado, 7 de julho, a partir das 14h, no Centro Cultural Martim Cererê. Além de promover a apresentação de 13 bandas, dez DJs e uma feira mix, a Festa Julindie serve de lançamento para o Festival Vaca Amarela 2015, com o anúncio das datas, local e parte do line up.

Com uma extensa programação, o evento reúne bandas que participam da história da Fósforo Cultural, seja em eventos e festivais de música e artes integradas autorais, a exemplo do Festival Vaca Amarela, Grito Rock e Release Alternativo, ou com a produção e agenciamento dos grupos. Para a comemoração, foram convidadas as bandas: Peixefante, Meio Termo, Components, Chá de Gim, Beavers, Dogman, Shotgun Wives (em show especial), Cherry Devil, Aurora Rules, Dry, Faroeste, Overfuzz e Carne Doce.

Além de abarcar duas pistas de dança com diferentes DJs, a Festa Julindie ainda promove uma feira mix com produtos diversos, como vinis, comidas típicas e artigos de arte e design. A proposta é de que a festa torne-se um festival com diferentes atrações para um público misto. (Veja a programação abaixo).

Sobre o evento e a Fósforo Cultural, conversamos com um dos diretores do coletivo o músico e agitador cultural João Lucas.

DMRevista – Qual é a mensagem que traduz a Fósforo após esses 9 anos?

João Lucas – A Fósforo me passa uma ideia de organismo vivo. Estamos em constante mudança. Mudança de estrutura, mudança de equipe, renovação de formatos, adequações a realidade que enfrentamos. Não tenho isso em números, mas já passaram por nossos quadros de colaboradores uma quantidade significativa de pessoas que contribuiram, deixaram sua marca e depois se estabilizaram no mercado de trabalho. Diversas bandas já foram parceiras, evoluiram ou acabaram, se transformaram em outras bandas. Nos vejo como uma grande incubadora de pessoas, ideias, estruturas.

DMRevista – Para você, qual o sentimento de retomar o Martim em um grande festival de rock?

João Lucas – Acredito que estamos fazendo algo diferente de um festival de rock. Faz tempo que não considero a Fósforo produtora de festival de rock. Estamos fazendo uma grande festa com Djs dos estilos mais variados, bandas que vão do rock ao hip hop, passando pela música brasileira. Mas certamente estamos muito felizes de realizar essa festa no Centro Cultural Martim Cererê, por toda nossa história com o espaço, por tudo que o espaço representa pra música autoral nacional.

DMRevista – O que vem achando das novas caras da música independente em Goiânia?

João Lucas – Cada dia que passa fico mais feliz com a produção independente local. Desde a qualidade das gravações, a diversidade de generos, a qualidade estética. Programar um festival onde se tem limite de vagas, horários é a coisa mais difícil do mundo. Dói no coração deixar tanta gente boa de fora. Por isso é muito bacana cada vez mais novas produtoras, novas casas, novas ações pra dar espaço pra toda essa gente boa.

DMRevista – Qual é a expectativa de público e para o evento como um todo?

João Lucas – Como o evento começa bem cedo, esperamos uma grande rotatividade de pessoas. Quem quiser ir mais cedo pra ouvir uma música no pátio e comer algo na praça de alimentação, ou dar uma olhada nos Cds, vinis e artigos em geral vai se divertir muito. Temos shows durante toda tarde e noite numa programação bem variada, e um dos teatros vai se tornar uma balada durante a noite pra quem quer dançar, se divertir. Esperamos um público bem grande e estamos preparados pra receber todos com um serviço de qualidade.


PROGRAMAÇÃO

Palco Fósforo 9 anos

01:00 Carne Doce

00:15 Overfuzz

23:30 Faroeste

22:45 Dry

22:00 Aurora Rules

21:15 Cherry Devil

20:30 Shotgun Wives (Quadrilha Indie)

19:45 Dogman

19:00 Beavers

18:15 Chá de Gim

17:30 Components

16:45 Meio Termo

16:00 Peixefante

Discotecagem Externa

15:00 - 16:00 Maurício Motta

16:00 - 17:00 Robson (Projeto "Ar é Música")

17:00 - 18:00 Pedro Hernández

18:00 - 20:00 Pablo Kossa

20:00 - 21:00 Carol Tinoco

Palco Dj Set

21:00 - 22:00 Felamacumbia (Zargov e Bruno Caveira)

22:00 - 23:00 Daniel De Mello

23:00 - 24:00 Milian G

24:00 - 01:00 Gui Alb

01:00 - 02:00 Daiene Matarazzo

FESTA JULINDIE – 9 ANOS DA FÓSFORO CULTURAL

Data: 4 de julho

Horário: a partir das 14h

Local: Centro Cultural Martim Cererê

Ingresso: R$ 10,00 (sujeito a alteração) - Até às 17 horas entrada franca.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias