Home / Cultura

CULTURA

As invenções na visão dos artistas em exposição

Invenções que tiveram impacto decisivo na história da humanidade em releituras feitas por artistas formam a exposição Invento – As invenções que nos inventaram, que inclui tanto obras de artistas renomados, como Andy Warhol e Man Ray, quanto trabalhos feitos especificamente para o evento. A mostra abre na próxima quarta-feira (5) e vai até 4 de outubro, na Oca do Parque Ibirapuera, zona sul paulistana.
O ferro elétrico é lembrado na peça The Gift do norte-americano Man Ray. O trabalho de 1958 traz o utensílio doméstico com uma fileira de pregos que inevitavelmente rasgariam qualquer roupa passada por ele. Menos agressiva é a guitarra personalizada por Andy Wahol, um dos maiores nomes da Pop Art, para o músico Lou Reed, lider da banda de rock Velvet Underground.
Obra The Gift do artista Man Ray exibida na exposição Invento As invenções que nos inventaram, em São Paulo
Obra The Gift do artista Man Ray exibida na exposição  em São Paulo Divulgação 
Entre os 30 nomes que assinam as obras, também estão brasileiros como Guto Lacaz. O artista paulista fez uma instalação com rádios transformados em varas de pescar a partir das antenas. O carioca Jarbas Lopes usou dois fuscas, um branco e outro preto, para fazer uma referência ao símbolo taoísta do yin-yang com os automóveis. Para o curador Marcello Dantas, afastar os equipamentos das funções tradicionais ajuda a refletir sobre o impacto dos inventos na sociedade. “Ao incorporar as invenções em suas obras, os artistas em geral pensam em desfuncionalizá-las, afastá-las de sua função original para lhes oferecer uma reencarnação de seu sentido social. A verdade da arte não é a mesma da história”, comparou. Além das obras, a exposição tem um conteúdo interativo sobre a história e a relevância das invenções retratadas na mostra, com texto assinado pelo historiador norte-americano Joshua Decter.
Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil
Edição: Luana Lourenço

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias