Home / Cultura

CULTURA

Associação Goiana de Esclerose Múltipla promove maratona

No Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM), 30 de agosto (domingo), Goiânia será sede da 4ª Maratona e da 7ª Meia Maratona “EM Movimento”. O evento terá início às 6 horas da manhã, na esquina da Rua Quatro com a Avenida Tocantins, no centro da cidade.

A esclerose múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune: as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais que levam o paciente a ter perdas motoras e cognitivas progressivas, entre outros sintomas. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a esclerose múltipla tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que vem possibilitando constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.

A patologia atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo – no Brasil, cerca de 30 mil. Ao contrário do que muitos ainda acreditam, os portadores da esclerose múltipla são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos. O diagnóstico é basicamente clínico e deve ser complementado por ressonância magnética. Os sintomas mais frequentes são fadiga, formigamento, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores crônicas, depressão, problemas sexuais e incontinência urinária.

Para participar da corrida, basta se inscrever aqui. O valor da inscrição varia conforme a categoria e o percurso, que pode ser de 42, 21, 10 ou 5 quilômetros. O evento é aberto ao público em geral.  Para mais informações acesse: www.ativo.com

Serviço

4ª Maratona e 7ª Meia Maratona EM Movimento

Data: 30/8 (domingo)

Largada: às 6 horas

Local: esquina da Rua Quatro com a Avenida Tocantins, centro

Encerramento das Inscrições: 26/8 (quarta-feira)

Retirada do kit: 29/8 (sábado) – O local ainda será definido

Premiações

Para os portadores de esclerose múltipla

- Serão premiados os cinco primeiros colocados

Para o público em geral

- Medalhas para todos que completarem a etapa - Troféus para os três primeiros colocados de cada faixa etária - Certificados para os 40 primeiros colocados na classificação geral da maratona e medalha especial - Premiação geral para os 5 primeiros colocados em todos percursos - Premiações para os Portadores de Necessidades Especiais (PNE) será geral, e não por faixa etária

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias