Home / Cultura

CULTURA

Morre Orlando Orfei, um dos maiores nomes do circo

Tradição começou em 1820, quando bisavô de Orlando Orfei, que era padre, largou a batina por amor. Cidadão goiano, Orfei cruzou todos Estados do Brasil com sua família circense
Fundador do Circo Nazionale D'Itália e do Tivoli Park e um dos maiores nomes do circo mundial, o artista Olrlando Orfei morreu na noite de sábado (1º), aos 95 anos. Ele teve pneumonia e estava em coma induzido desde o dia 16, no Hospital do Coração de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Orlando deixa seis filhos, treze netos e seis bisnetos.  Desde 1978 é considerado cidadão goiano e goianiense, onde sempre foi bem recebido e festejado por conta de sua enorme cultura circense.
Orlando Orfei é da quinta geração de uma família circense. A tradição começou em 1820, quando o bisavô dele, que era padre, largou a batina por amor. Orlando Orfei nasceu cem anos depois, em 1920, na Itália, e começou no circo aos cinco anos de idade, como palhaço. Também foi equilibrista, malabarista, mágico e domador.
O artista veio ao Brasil no final da década de 1960, para o Festival Mundial do Circo, e se apaixonou pelo país. Em 1969, inaugurou o Circo Nazionale D'Itália, em São Paulo, e, em 1972, fundou o Tivoli Park, no Rio de Janeiro. Durante duas décadas, o Tivoli foi um dos parques de diversões mais famosos do País.
O artista veio ao Brasil no final da década de 1960, para o Festival Mundial do Circo, e se apaixonou pelo país. Em 1969, inaugurou o Circo Nazionale D'Itália, em São Paulo, e, em 1972, fundou o Tivoli Park, no Rio de Janeiro. Durante duas décadas, o Tivoli foi um dos parques de diversões mais famosos do país.
CONDECORAÇÕES
Orlando Orfei foi condecorado pelo governo italiano como Cavalheiro Oficial da República. No Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia, é cidadão honorário. Recebeu o título de Cidadão Carioca pelo município do Rio de Janeiro e de Cidadão Iguaçuano pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu-RJ. Foi recebido também pelos papas Pio XII, Paulo XVI e João Paulo II. Mas foi o Papa João XXIII, que ao recebê-lo 5 vezes disse-lhe, – Orlando, o teu trabalho é um apostolado de paz, continua a levar ao mundo às famílias cristãs a alegria.
Em 2010, recebe o título de Cidadão Iguaçuano, concedido pelo Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Mas foi em 2012 que foi agraciado pela mais alta honraria do governo brasileiro, aos cidadãos que prestaram relevantes serviços à cultura brasileira. Ela recebe das mãos da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, a Grã-Cruz do Mérito Cultural, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, dia 5 de novembro.
Em 1956 um domador alemão deixou a companhia e Orfei decidiu se tornar domador, o que o levou a ser considerado um dos melhores do mundo, por seu estilo descontraído de tratar os animais. Orlando Orfei foi responsável por inúmeras invenções do circo moderno: quando os circos eram obrigados a encerrar temporadas por causa do inverno rigoroso da Europa, Orfei inventa a calefação a diesel.
Em 1968 decide aventurar-se na América Latina e estréia em São Paulo na praça Princesa Isabel. Logo se apaixona pelo Brasil e decide ficar, deixando na Itália um legado inestimável de tradição e cultura circence, com seu parentes que seguem até hoje com o nome Orfei.
O corpo de Orlando Orfei será velado hoje, a partir das 14h, no Cemitério Jardim da Saudade de Mesquita. O enterro será amanhã.
Victor Ribeiro - Repórter do Radiojornalismo
Edição: Luana Lourenço e redação DM

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias