Home / Saúde

SAÚDE

Para Drauzio Varella aborto já é livre e criminalizar é punir pobres

O tema do aborto voltou a ser discutido e principalmente nas redes sociais campanhas contra e a favor tem sido constantes. Isso porque no último dia 29, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que a prática do aborto realizada até o terceiro mês de gravidez não configura crime, independente do motivo que levou a mãe a interromper a gestação.

Drauzio Varella, um dos médicos mais populares do Brasil, faz afirmações consideradas polêmicas sobre o tema em suas redes sociais e nos meios de comunicação e é criticado principalmente por religiosos por seu posicionamento.

"O aborto já é livre no Brasil. É só ter dinheiro para fazer em condições até razoáveis. Todo o resto é falsidade. Todo o resto é hipocrisia", afirma o médico em entrevista recente a à BBC Brasil. E completa: "A mulher rica faz normalmente e nunca acontece nada. Já viu alguma ser presa por isso? Agora, a mulher pobre, a mulher da favela, essa engrossa estatísticas. Essa morre."

Saiba mais: http://www.dm.com.br/politica/2016/11/primeira-turma-d…-mes-nao-e-crime.html

Varella ainda compara o aborto a doação de órgãos em caso de inatividade cerebral, que atualmente é aceita e incentivada. Para ele, o sistema nervoso não está funcionando, tanto em casos de morte cerebral quanto em fetos até o 3º trimestre de gravidez, o que equipara as situações.

O médico ainda completa: "Muitos consideram que a vida humana começa no instante da fecundação. Mas, por esse raciocínio, a então vida começa antes, porque o espermatozoide é vivo e o óvulo também."

Com informações da BBC Brasil.

Leia mais:

http://www.dm.com.br/cotidiano/2016/05/jovem-pratica-ab…-telhado-de-casa.html

http://www.dm.com.br/cotidiano/2016/08/jovem-que-aborto…presa-em-goiania.html

http://www.dm.com.br/cotidiano/2016/09/janot-e-favorave…stantes-com-zika.html

http://www.dm.com.br/politica/2016/09/hospitais-podem-…aborto-a-policia.html

http://www.dm.com.br/cotidiano/2016/10/casal-suspeito-d…e-preso-em-goias.html

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias