Home / Saúde

SAÚDE

Hugo celebra Dia Mundial da Segurança do Paciente

No dia 17 de setembro comemora-se o Dia Mundial de Segurança do Paciente, e para compor a campanha e principalmente reforçar a importância dos cuidados quanto aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), o Hospital Estadual de Urgências de Goiás (Hugo)

No dia 17 de setembro comemora-se o Dia Mundial de Segurança do Paciente, e para compor a campanha e principalmente reforçar a importância dos cuidados quanto aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), o Hospital Estadual de Urgências de Goiás (Hugo), representado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, elaborou uma manhã com animação, música e informação nos setores da unidade.

A celebração da data possibilita que todos os serviços de saúde possam desenvolver atividades que reforcem a prática da segurança do paciente, profissionais e ambientes de assistência à saúde. As iniciativas visam contribuir para a minimização de riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da atenção prestada nos serviços de saúde.

De acordo com o gestor da qualidade e segurança do paciente do Hugo, Uriel Moura Resplandes, foi colocado em todo o hospital cartazes para conscientizar e sensibilizar os profissionais sobre a importância deles na segurança do paciente. Para deixar a ação mais envolvente, a equipe convidou o cantor Divininho, que por meio da música chamou a atenção dos profissionais para o tema.

“As ações em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente possuem enorme relevância, pois focam em sensibilizar os colaboradores quanto às práticas assistenciais seguras, reduzindo riscos e tornando a permanência dos pacientes no hospital com o mínimo de incidentes e eventos adversos.”, explica o gestor.

Uriel ressalta que as práticas de Segurança vão de encontro com as seis metas internacionais da ONU para a Segurança do Paciente.” identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; realização de cirurgia segura em sítio cirúrgico; procedimento e paciente corretos; avaliar os pacientes em relação ao risco de queda e lesão por pressão, estabelecendo ações preventivas. todas estas medidas tornam a permanência do paciente no hospital mais segura”, afirma.

Para a enfermeira Natália de Paula Reis, o intuito hoje foi também aproximar os colaboradores da assistência com o Núcleo de Segurança do Paciente, para que eles atuem ativamente como promotores das ações de segurança, inclusive notificando possíveis eventos adversos e incidentes. “Iniciativas como esta reforçam a importância de identificar riscos e reduzir a possibilidade de incidentes. A ideia é fortalecer a ideia de que todo o profissional de saúde é um 'Herói da Segurança' ',concluiu.

Leia também: