Home / Saúde

SAÚDE

Cães terapeutas levam alegria a pacientes do Hugo

Os pacientes internados nas enfermarias do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) receberam na tarde desta sexta-feira, 7, a visita especial de duas cadelas terapêuticas do Centro Universal de Referência em Assistência Animal (Curaa).

Os pacientes internados nas enfermarias do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) receberam na tarde desta sexta-feira, 7, a visita especial de duas cadelas terapêuticas do Centro Universal de Referência em Assistência Animal (Curaa). Vitamina e Capoeira percorreram os leitos da unidade, levando emoção, alegria e amor à pacientes, acompanhantes e colaboradores.

A ação é uma iniciativa da Comissão de Humanização do Hugo (CH) e visa promover o bem-estar físico, emocional e cognitivo dos pacientes. De acordo com a presidente da CH, Célia Regina Losano, as visitas são consideradas terapias, não abrindo mão da presença de profissionais da saúde e seus condutores. Ela ressalta que há evidências de que a atividade diminui a pressão sanguínea, ansiedade e estresse em crianças, melhora a autoestima, diminui ansiedade e angústia em adultos.

Segundo a terapeuta holística, gestora dos filhotes e co-criadora do Curaa, Elaine Bezerra, os cães usados nos atendimentos têm um perfil dócil e atuam como coterapeutas em um trabalho desenvolvido com terapia holística. “Buscamos inserir o cão como uma ferramenta de inclusão e inserção na sociedade. A proposta é baseada nas pesquisas sobre a Atividade Assistida por Animais (AAA) e Terapia Assistida por Animais (TAA), que são estudos comprovados que mostram uma diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, bem como uma melhora significativa na interação social das pessoas através também do olhar holístico que é o ser humano na sua integralidade”, explica.

Os pacientes aprovaram a nova terapia. “Foi muito bom receber a visita dos animais, pois nos trouxe alegria. A gente fica aqui internado sozinha, triste. Ao ver as cadelinhas lembrei de um cachorro que eu tinha da mesma raça. Achei muito bom, fiquei feliz”, relatou a paciente Irailma da Costa Silva, internada há 22 dias no Hugo.

Os colaboradores também ficaram emocionados com a visita dos animais. “Hoje tivemos a visita ilustre desses bichinhos que ajudaram a trazer um pouquinho de alegria e amor para os pacientes do Hugo. Essas ações de humanização são importantes, pois minimizam os efeitos negativos da hospitalização e alegram o ambiente”, finaliza a enfermeira Ane Caroline Silva Ribeiro.

As cadelas terapeutas estão com vermífugos e os cartões de vacina em dias e tomaram um banho reforçado no dia da visita. Esse controle garante que a segurança dos pacientes seja mantida.

Leia também: