Home / Saúde

SAÚDE

Hugo realiza ‘Bloquinho das Mãos Limpas”

Atividade aborda a higiene das mãos de forma lúdica, possibilitando um aprendizado mais divertido e dinâmico

Divulgação Divulgação

Em clima de Carnaval, o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) promove nos dias 08 e 09 de fevereiro o “Bloquinho das Mãos Limpas – Unidos pela Segurança do Paciente” para conscientizar o público interno da unidade sobre a higiene das mãos, prática fundamental no combate à infecção hospitalar.

O bloquinho percorre as enfermarias da unidade de saúde para fazer a abordagem in loco com os colaboradores, pacientes e acompanhantes. “Transformamos o carrinho em um trio elétrico, com data show para reproduzir um vídeo sobre a higiene das mãos, e com um som para tocar marchinhas de carnaval e chamar a atenção das pessoas para o tema”, explicou o coordenador do SCIRAS do Hugo, Jefferson Machado.

A higiene das mãos é uma das medidas mais importantes para prevenir a propagação de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), em unidades de saúde. Ela representa uma barreira crucial para interromper a transmissão de microrganismos entre pacientes, profissionais de saúde e o ambiente.

Hugo realiza ‘Bloquinho das Mãos Limpas”
Hugo realiza ‘Bloquinho das Mãos Limpas” Hugo realiza ‘Bloquinho das Mãos Limpas” Hugo realiza ‘Bloquinho das Mãos Limpas” Hugo realiza ‘Bloquinho das Mãos Limpas” Hugo realiza ‘Bloquinho das Mãos Limpas” Hugo realiza ‘Bloquinho das Mãos Limpas” Hugo realiza ‘Bloquinho das Mãos Limpas” Hugo realiza ‘Bloquinho das Mãos Limpas” Hugo realiza ‘Bloquinho das Mãos Limpas” Hugo realiza ‘Bloquinho das Mãos Limpas”

“A prática eficaz da higiene das mãos reduz significativamente o risco de infecções nosocomiais, protegendo tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde. Estudos demonstraram que a adesão rigorosa à higiene das mãos pode reduzir até 50% das IRAS”, explicou o gestor.

De acordo com Jefferson Machado, abordar a higiene das mãos de forma lúdica possibilita um aprendizado mais dinâmico e divertido. “A estratégia em utilizar as datas comemorativas, como o carnaval, torna mais fácil captar a atenção e incentivar a prática regular, o que é fundamental para prevenir as infecções relacionadas à assistência à saúde", finalizou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias