Home / Tech

TECH

Aliança é criada contra taxa da Apple

Os desenvolvedores de aplicativos como Fortnite, Spotify e Tinder criaram um grupo, intitulado "Coalização pela Igualdade de Aplicativos" (Coalition for App Fairness, em inglês), por melhores condições com relação ao modelo de negócios da multinacional

Os desenvolvedores de aplicativos como Fortnite, Spotify e Tinder criaram um grupo, intitulado "Coalização pela Igualdade de Aplicativos" (Coalition for App Fairness, em inglês), por melhores condições com relação ao modelo de negócios da multinacional norte-americana Apple.

Isso porque a empresa, que teve Steve Jobs como um dos fundadores, cobra uma porcentagem por transações feitas nas lojas de aplicativos do IPhone e Android. A taxa geralmente atinge 30%. Ela também é efetuada sobre compras realizadas dentro dos aplicativos. Como por exemplo: itens para jogos ou assinatura de planos. As informações são do G1.

Conforme a reportagem, as regras da App Store ressaltam que os conteúdos digitais serão obtidos unicamente por meio do sistema Apple.

De acordo com a matéria, os desenvolvedores pressionam a Apple há alguns meses, na busca por mudanças. Elas não concordam com a cobrança. Inclusive, o Fortnite chegou a ser suspenso da App Store após tentar "driblar" a taxa, conforme o G1.

Segundo a publicação, apesar da busca por direitos em todas as plataformas, a menção à Apple é feita de forma direta pelo site. Isso porque a página principal aponta que os "impostos" cobrados pela empresa dificultam a inovação.