Home / Cidades

CIDADES

É chegada a hora de brilhar

Muitas pessoas se lembram da aproximação do Natal quando começam a surgir as primeiras iluminações nas ruas ou pontos comerciais da cidade. As luzes são esperadas e ajudam a compor a estética do Natal e a construir o próprio espírito natalino. Como já é quase dezembro, elas já começaram a fazer parte da rotina do goianiense em parte das vias, praças, prédios públicos. Algumas lojas também estão transformando a cara da cidade com decorações e programações cheias de empenho e criatividade.

Loja em Goiânia celebra o Natal com investimento nas luzes de Natal

De acordo com informações do secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Goiânia (Seinfra), Fausto Sarmento, a série de inauguração das luzes de Natal na cidade está marcada para começar no dia 2 de dezembro, com a inauguração do tradicional túnel de luzes da Praça Tamandaré. Este ano ele contará com cerca de 700 mil lâmpadas.

“Nós vamos viver o primeiro Natal, em que a pandemia vai estar mais controlada, acredito que será uma festa única, após o isolamento social. Por isso estamos tentando com que este momento se torne ainda mais mágico”, diz Fausto Sarmento.

Ponto de iluminação no setor Bueno atrai turistas que visitam a capital

Uma das maiores novidades da iluminação deste ano, de acordo com o secretário, será a iluminação e decoração do Parque Mutirama, que dessa vez recebeu maior destaque em relação ao ano anterior.

Outro ponto sempre muito visitado devido à decoração de Natal, o Parque Vaca Brava, localizado no Setor Bueno, também recebeu bastante atenção. Lá foi instalada uma árvore no centro do lago com 17 metros de altura e a iluminação será feita com mini-lâmpadas de led, chuvas de meteoros e uma estrela 3D com luz intermitente, entre outros.

As praças do Trabalhador, no Centro; do Expedicionário, Jardim Guanabara, e Setor Progresso também serão ornamentadas com árvores medindo entre 9 e 12 metros.

A Comurg, que presta serviços para Seinfra junto à iluminação cidade, ficou responsável por 18 pontos de Goiânia. Estão prontos pontos como o Grande Hotel, no Centro; a Praça Matriz, em Campinas e a Rótula da Avenida Pedro Ludovico, no Parque Oeste, saída para Rio Verde. Nesta última, foi montada uma árvore de Natal de 17 metros.

“Nos preocupamos em fazer uma decoração por toda cidade, do centro aos bairros mais afastados. Também nos preocupamos em iluminar a entrada da cidade, como as GOs 070 e 060””, explica o secretário da Seinfra.

Natal do bem
Por conta das obras do BRT na Praça Cívica, desta vez o Natal do Bem, evento do Governo de Goiás por meio da OVG, será realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. O ambiente será inaugurado e aberto ao público no dia 1º de dezembro e funcionará até 26 de dezembro.

Ao longo dos dias de celebração, o público vai poder conferir um show de luzes e cores na decoração composta por peças natalinas iluminadas que serão instaladas entre os icônicos monumentos sonhados por um dos maiores e mais célebres arquitetos do Brasil: Oscar Niemeyer.

Para que todos possam participar da celebração, a OVG firmou parceria com a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RedeMob), que criará linhas exclusivas até o evento (além das linhas existentes). As linhas partirão dos terminais Praça da Bíblia e Isidória com intervalo de uma hora, nos dias da semana, e a cada 40 minutos, aos sábados e domingos.

Investimento
Empenhadas, algumas lojas da cidade também têm se preocupado, em não apenas fazer decoração, como desenvolver toda uma programação natalina. Assim, ajudam a mudar a estética da cidade e colaboram ainda com o espírito natalino.

Este é o caso de uma loja no Setor Bueno, que há 10 anos traz uma iluminação elaborada na fachada e também organiza ações sociais, além de passeio em um trenzinho. Outra loja no Marista também investe pesado, com iluminação, árvore e bolas de Natal gigantes e iluminadas na porta. A inauguração da decoração teve direito à chegada do papai Noel e reuniu cerca de 3 mil pessoas.

Senador Canedo
Além de Goiânia, algumas cidades do interior também se destacam quando o assunto são as luzes de Natal. No último domingo (21), a prefeitura da cidade inaugurou a decoração intitulada “Natal Luzes, Canedo Volta a Brilhar”, com dois túneis de 200 metros iluminando a praça Criativa Central.

Além disso, uma árvore com 36 metros de altura, um papai Noel de 10 metros, árvores flutuantes nos lagos onde abrange o Parque Boa Vista e Parque da Galvão e diversos outros enfeites estão abrilhantando o Natal dos canedenses.

A prefeitura da cidade se preocupou ainda em democratizar levar decoração especial para Praça da Matinha e Praça do Batata, alcançando também as regiões mais afastadas do centro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias