Home / Cotidiano

Viagem

A Importância de Planejar uma Viagem Para Evitar Imprevistos

Imagem ilustrativa da imagem A Importância de Planejar uma Viagem Para Evitar Imprevistos

Viajar é uma oportunidade de conhecer novas culturas, se divertir, descansar, estreitar laços e agrupar memórias afetivas. Com certeza, é o desejo de inúmeras pessoas durante as férias. Há quem prefira lugares movimentados, enquanto outras pessoas preferem a calmaria, fugindo da vida estressante.

Segundo o artigo intitulado “Por que viajar faz bem?”, publicado no site Mundo dos Psicólogos, viajar melhora a autoconfiança, modifica valores e até influencia em novas conexões cerebrais.

Experimentar novos sons, cheiros e prazeres, por exemplo, pode, a longo prazo, melhorar a criatividade, o que, certamente, é um benefício bastante desejável.

Mas, apesar de todos os prazeres envolvidos em viagens, é importante se planejar e seguir uma série de recomendações para evitar surpresas desagradáveis, poupar dinheiro e não ter grandes preocupações no trajeto.

Escolhendo o Destino

Ficar no conforto de casa, conhecendo o mundo por meio de um In Xplus Pro é divertido. Mas, também é importante conhecer novos lugares para vivenciar, e não apenas assistir, novas culturas e sociedades.

Uma boa maneira de colocar um planejamento de viagem em prática é definindo, de forma séria e comprometida, o destino, ou seja, o local que se deseja visitar.

Escolhendo o destino, uma das primeiras medidas a tomar é avaliar os fatores climáticos, para a data pretendida. É importante saber se vai estar muito frio ou calor, e se é temporada de chuva ou neve na região. Afinal, ninguém quer passar uma viagem inteira trancado em um hotel.

Em todo caso, em viagens dentro do país, se o tempo fechar ou, simplesmente, a temperatura subir demais, é possível fazer pedidos na internet e receber as compras no hotel. Sites como o Mercado Livre conseguem entregar em menos de 24 horas em algumas localidades, e mesmo estando em um local diferente de casa, é possível fazer o rastreamento Correios e receber a compra na hospedagem.

É importante também conhecer a estrutura dos pontos turísticos: se estarão abertos no período da viagem e os melhores dias de visitação.

Saber se a data da viagem corresponde a período de alta ou baixa temporada no destino escolhido também é uma boa maneira de se preparar.

Viajar em alta temporada é sinônimo de lugares cheios e preços altos, além de grande demanda, o que pode fazer com que o viajante não consiga alguns serviços.

Comprando Passagens

Um levantamento feito pelo site Skyscanner e publicado no artigo “Qual é a melhor época para comprar passagem aérea?”, aponta que o ideal é comprar passagens aéreas com um período de cinco a quatro semanas antes da viagem. Quanto mais próximo da data, mais alto é o preço das passagens.Ainda segundo o artigo, comprar uma passagem aos sábados pode ser vantajoso. Neste dia da semana, os bilhetes costumam estar 8% mais baratos. Aos domingos também é possível comprar passagens com um bom desconto.Vale a pena ficar de olho em sites oficiais das companhias, como a Voegol, que traz ofertas diariamente e, nesse caso, é possível acabar conseguindo passagens aéreas em promoção relâmpago que fazem com que o preço de duas passagens saia por valores muito menores do que nas baixas temporadas.Bruna Bozano, especialista em negócios digitais, aconselha os viajantes a buscarem sites seguros na hora da compra dos bilhetes: “O primeiro passo é ter consciência de como chegou até o site, se foi por meio de um anúncio na internet, um e-mail ou pesquisa pelo Google. É importante avaliar se a empresa tem sede no Brasil, se há reclamações sobre o serviço, e sempre averiguar as avaliações feitas por outros clientes”.Ser flexível com a data também pode gerar economia. As taxas podem variar de acordo com dia e horário e, principalmente no caso de viagem para o exterior, ficar de olho na cotação do dólar antes de comprar a passagem e fazer as reservas, pode gerar uma poupança considerável.O mês mais barato para fazer viagens nacionais é maio. É baixa temporada e não há chuvas intensas. Já dezembro, apresenta maior elevação de preços. Já as viagens internacionais podem sair mais baratas em março. A economia pode chegar a 25%.Levar esses pontos em consideração também pode fazer com que a viagem dure uns dias a mais, aproveitando a economia gerada através do planejamento.

Arrumando as Malas

Arrumar as malas para a viagem desejada pode ser um momento muito prazeroso, mas é preciso, também, fazer isso com bastante cuidado.É necessário otimizar espaço e volume na hora de arrumar a mala de viagem.

O primeiro ponto é verificar as dimensões e peso autorizados pela companhia aérea escolhida. Levar excesso de bagagem pode resultar em taxas extras.Para carregar o que é necessário é preciso conferir a situação climática no período da viagem e optar por objetos menos volumosos, além de avaliar o que pode ser comprado no local da viagem para evitar carregar peso, como produtos de higiene pessoal, por exemplo.

A Agência Nacional de Viação Civil – ANAC, estabelece normas para transporte de bagagens, principalmente de mãos. É proibido transportar em bagagens de mão:

  1. Armas,
  2. ·Objetos pontiagudos e cortantes,·
  3. Substâncias explosivas e artefatos,·
  4. Líquidos em frascos acima de 100 ml (viagens internacionais)

Partiu, Aeroporto!

Seguir para o aeroporto já é viver parte da viagem e, assim como planejar o destino e preparar a mala, é importante se organizar para o embarque. A ANAC orienta que o passageiro chegue ao aeroporto com duas horas de antecedência à partida para voos domésticos e três horas de antecedência para voos internacionais.

Fazer o check-in pela internet pode agilizar o processo de embarque. O procedimento fica disponível nos sites das companhias com 72 horas de antecedência do embarque.O site Diário Seguro trouxe a listagem de documentos exigidos na hora do embarque:·

Voos domésticos: Em voos nacionais são exigidos documentos oficiais com foto e menos de 10 anos de emissão (a menos que o prazo de validade esteja definido no próprio documento). São aceitos carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de habilitação. É possível levar também uma cópia desses documentos, mas precisa estar autenticada.

Em caso de furto ou roubo dos documentos, é possível embarcar com o boletim de ocorrência. Adolescentes entre 12 e 15 anos que estiverem desacompanhados precisam apresentar uma autorização de viagem disponibilizada pelo governo federal.·

Voos internacionais: Para as viagens internacionais é exigido o passaporte expedido no Brasil. Países que têm acordo com o Brasil, como Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela exigem apenas a carteira de identidade.

Crianças e adolescentes acompanhados apenas por um dos pais precisam apresentar autorização de viagem. Se estiver desacompanhado, a autorização deve constar na assinatura dos dois responsáveis.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias