Home / Economia

ECONOMIA

Em sentido contrário ao mundo, ações do Irã estão em alta

LONDRES - Enquanto o mundo enfrenta turbulência nos mercados acionários e segue tendência de baixa, o principal mercado de ações de Teerã registra alta de 22% desde que as sanções internacionais impostas sobre Irã foram suspensas em 16 de janeiro. No acumulado do ano, o avanço é de 25,6% até agora. O fim das restrições econômicas faz com o que país retome parcialmente o acesso aos mercados globais.

Segundo o CNN Money, analistas da ACL, empresa de investimento focada no Irã, afirmam que investidores se atraem pelos baixos preços do mercado e pela perspectiva de novos investimentos e recuperação do crescimento econômico no país.

— O Irã é um país do G20 em espera — afirmou Bart Helg, sócio da ACL, ao portal de notícias econômicas da CNN. — (O país) Tem a maior população instruída na região e o maior mercado... sua posição geográfica de fato o situa como líder econômico regional.

Na Bolsa de Valores de Teerã há mais 300 empresas listadas, principalmente do setor de petróleo, telecomunicações e aço, e valor total de ações de cerca de US$ 100 bilhões. É um destaque para a região do Oriente Médio — o país está entre os cinco principais mercados —, mas em comparação aos padrões globais, ainda é pequeno. O índice S&P 500 registrou valor de mercado de US$ 17,8 trilhões no final de janeiro.

No mês passado, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, viajou pela Europa para fechar acordos comerciais e assinou contratos com empresas como Airbus e Peugeot. O governo também já retomou a exportação de petróleo para países ocidentais, como a Grécia, França, Rússia e Espanha.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias