Home / Cultura

CULTURA

Cada dia mais sujo e agressivo, só que não

O cara que sempre foi uma figura icônica de bad boy, punk rock, João Gordo, agora anda em outra linha. Acima do peso, tatuagens e piercings remetem a uma ideia de maus hábitos, com olhos bem embaçados de preconceito e claro. Mas na verdade já são mais de dez anos que João Gordo vive com uma alimentação saudável e não come nada de origem animal. Mas ele lembra que a escolha de não comer carne esta muito ligada a ideologia, João Gordo veio a publico com a banda de hardcore punk/crossover thrash "Ratos de Porão", um dos nomes do movimento do ABC paulista que resistiram ao tempo. Inclusive a referência do título e de um álbum da banda de 1987, Cada dia mais sujo e agressivo. Esse e um dos 15 álbuns lançados do Ratos tendo Gordo nos vocais.

Depois que ele deixou a musica em segundo plano João Francisco Benedan, ou Gordo, passou a ser apresentador de TV, fez vários programas na tão famosa entre os jovens de passadas gerações, MTV.

João Gordo ficou quatro anos fora da TV e resolveu fazer um programa independente em novo formato, mais alinhado as suas novas escolhas de vida.  O nome do programa, disponível no Youtube, e "Panelaço". Ele chama convidados para sua casa e cozinha pratos veganos com eles enquanto conversam.

 As edições do programa alcançam milhares de visualizações. Ha exatamente um ano seu convidado foi o rapper mais famoso do pais, Mano Brown. Esse episodio foi assistido por mais de 900 mil pessoas. De forma descontraída os dois conversam sobre os idos anos do começo do no Brasil com pitadas de lembrança do começo do das memorias de Gordo.

O nome do programa parece referente as manifestações politicas que tem acontecido por esses tempos pro impeachment, mas como ele contou em entrevista a UOL não e esse o caso "O nome do canal não tem nada a ver com os panelaços dos 'coxinhas'. É que a minha mulher é argentina e o panelaço começou lá. É um protesto contra essa indústria assassina de alimentos".

João Gordo não tinha la muita opção alem de se atentar para sua saúde. No ano 2000 ele passou por um derrame pleural e ficou alguns dias em uma UTI. Depois teve um episodio de disritmia cardíaca. Gordo ainda teve que fazer uma cirurgia bariátrica, redução do estômago,  por conta de sua obesidade mórbida.

Redução de estômago

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias