Home / Opinião

OPINIÃO

Desafios e potencialidades na nutrição pediátrica

“As crianças são o futuro da nação!” Certamente é uma frase emblemática, mas qual o seu real peso e como esse futuro pode ser influenciado? Além disso, o que pode ser feito para que nossas crianças se desenvolvam rumo a esse grande futuro?

Vários são os estudos que evidenciam a relação entre a saúde de adultos e o estado nutricional durante os primeiros 1000 dias de vida. Assim, é de grande importância o papel da nutrição, principalmente no âmbito hospitalar, local em que as crianças, na qualidade de pacientes e com agravos em sua saúde, têm grandes mudanças em suas rotinas e redução de sua liberdade. Nesse ambiente, a alimentação surge como um dos poucos momentos capazes de atenuar esse momento de dor. É por isso que a equipe multidisciplinar do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol desempenha um tratamento técnico, mas também um acolhimento e um suporte emocional.

Os nutricionistas enfrentam as dificuldades impostas por restrições alimentares, padrões alimentares alterados, regressão e até recusa alimentar. Ao chegarem à internação hospitalar, as normas da instituição são repassadas aos pais, de forma a ajudá-los a se adequarem a uma nova rotina. Esse momento é de grande importância, pois os familiares que acompanham suas crianças, muitas vezes, estão inseguros e receosos com aquela nova realidade. Entre os meses de julho a setembro de 2016, as triagens nutricionais realizadas na clínica pediátrica do Hugol revelaram que 44% das crianças admitidas apresentavam risco nutricional, no momento da admissão. A desnutrição ou a insuficiência de energia, vitaminas e higiene no preparo dos alimentos contribuem para um pior prognóstico, maior risco de infecções e maior tempo de internação.

Assim, torna-se evidente que as crianças demandam por uma maior atenção e, quando se trata daquelas em risco nutricional, essa atenção é redobrada por toda a equipe da nutrição, demandando maiores esforços em busca da recuperação nutricional. Com lactário e cozinha informatizados e seguindo padrões de segurança alimentar, os nutricionistas conseguem oferecer mamadeiras com várias formulações específicas para a faixa etária de cada criança, suplementações e alimentação variada, atendendo aos diferentes hábitos alimentares, sempre com incentivos positivos.

(Jodiê Amaral, nutricionista do Hugol)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias