Home / Agricultura

AGRICULTURA

Novo comando na produção de soja

Joel Ragagnin, produtor em Jataí, sudoeste goiano, é o novo presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja). Ele assume num momento delicado: pandemia provocada pelo Coronavírus, que impede solenidade de posse pela eventual aglomeração, e uma seca histórica. Os produtores já perderam 30% lavouras de milho. "A falta de chuvas durante a segunda safra, especialmente nos meses de abril e maio, prejudicou fortemente o potencial produtivo das lavouras de milho. A colheita está em fase inicial. À medida que avançar teremos maior confirmação dos resultados", observa Ragagnin.

Desde quinta-feira (1º), a Aprosoja-Go tem nova diretoria, para comandar a entidade até junho de 2024. A eleição foi realizada em assembleia virtual no dia 17 de junho, por aclamação da chapa única. A data da cerimônia de posse ainda não foi definida devido ao atual cenário da pandemia.

Segundo Joel, um dos principais objetivos será fortalecer a entidade, que conta com cerca de 500 produtores associados, somando uma área de soja próxima a 1.000.000 de hectares. “Contaremos com o apoio dos nossos associados para tornar a entidade ainda mais fortalecida, porque a força da Aprosoja-Go é feita pela participação deles”, afirma. “Vamos nos dedicar para que a vontade e os anseios dos produtores de soja sejam prioridade”, ressalta.

Ele agradece aos seus antecessores, Adriano Barzotto e Bartolomeu Braz, por “terem entregado a Aprosoja-Go bem estruturada, com muitos associados e focada no seu papel institucional e de representatividade”. Além de fazer parte desta nova Diretoria, o agora ex-presidente Adriano Barzotto assumiu recentemente o cargo de 1º diretor Financeiro da Aprosoja Brasil. “É indiscutível a qualidade da Diretoria eleita, com produtores engajados e que são líderes em suas regiões. Isso mostra a evolução da nossa entidade”, destaca Barzotto.

Nova diretoria
Além de Joel Ragagnin, compõem a nova Diretoria: Bartolomeu Braz (Goiatuba) e Clodoaldo Calegari (Silvânia) como Vice-Presidentes; Luciano Guimarães (Rio Verde) e Carlos Moresco (Luziânia) como Diretores Administrativos; Charles Peeters (Montividiu) e Eliézer Goulart (Jataí) como Diretores Financeiros.

As cinco diretorias regionais passam a ser representadas por Vitor Gaiardo (Jataí) e Rogério Vian (Mineiros) no Sudoeste; Adriano Barzotto (Rio Verde) e Pedro Hugo Rezende (Paraúna) na regional Sul; José Fava Neto (Catalão) e Sônia Bonato (Ipameri) no Centro; Rubens Tonon (Luziânia) e Arnaldo Caixeta (Silvânia) na região da Estrada de Ferro; e Antônio José de Araújo (Uruaçu) e Carlos Mendonça (Niquelândia) na regional Norte.

O Conselho Fiscal será formado pelos titulares Rubens Loyola (Piracanjuba), Jacqueline Zaiden (Rio Verde) e Enio Fernandes (Rio Verde), além dos suplentes Eduardo Veras (Silvânia), Carlos Augusto Porfírio (Mineiros) e Lia Katzer (Jataí).

Perfil
Joel Ragagnin nasceu em Frederico Westphalen (RS) e veio para Goiás com seus pais e irmãos aos três anos de idade, em 1979. Engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e pai de duas crianças, ele trabalha com a família em propriedades localizadas em Jataí, Caiapônia e Montes Claros de Goiás, nas quais produzem soja, milho e feijão. Joel também integra as diretorias do Sindicato Rural de Jataí e da Aprosoja Brasil e é coordenador regional do GAAS (Grupo Associado de Agricultura Sustentável).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias