Home / DMAutos

DMAUTOS

JAC T40 ganha força com novo motor 1.6 e transmissão CVT

Norton Luiz
Editor de Veículos

Aos poucos a chinesa JAC vai expandindo seu portfólio no mercado brasileiro. Agora foi a vez do SUV compacto T40 CVT chegar ao mercado em versão única com novo motor 1.6, 16V DVV, de 138 cv, a gasolina, nova transmissão CVT e um pacote de tecnologias que inclui o Start/Stop.  O modelo, até então apenas na versão com transmissão manual e motor 1.5, representa mais um passo importante da marca no País na busca de novos consumidores.

O T40 CVT 2019 foi apresentado nesta segunda-feira, dia 16, em Itu, interior de São Paulo. O SUV vai brigar pela fatia do mercado no segmento dos compactos, segundo o próprio presidente da marca, Sérgio Habib, com o Chevrolet Onix, Hyundai HB20S, Citroen AirCross Renault Sandero Stepway,  Honda WR-V e o Peugeot 2008. Na nova versão CVT, o modelo custa R$ 69.990, valor que o coloca como o modelo mais em conta do mercado com câmbio automático abaixo de R$ 70 mil.

A JAC aposta no custo/benefício do T40 para impulsionar as vendas da marca no País e faz uma previsão de comercializar 600 unidades por mês do T40 CVT.  “Com o T40 CVT devemos dobrar no  volume obtido do ano passado e alcançar 8 mil carros vendidos neste ano”, disse Habib. Por ter preço competitivo e itens tecnológicos tradicionais dos modelos da marca, o novo T40 deve tornar-se, ainda de acordo com Sérgio Habib, em referência no segmento dos SUVs compactos.

O T40 CVT tem as mesmas dimensões da versão manual. Tem 1,57 metro de altura e 1,75 metro de largura, enquanto o porta-malas tem capacidade para 450 litros. O único itens opcional no T40 é o teto na cor preta.  O modelo tem aptidão aventureira em razão da robustez da suspensão e os 18 cm de altura do solo.

No exterior, o seu design com traços italianos – foi desenvolvido na Itália – carrega um pouco no excesso de cromado. Isso fica visível. O modelo inclui diversos apliques cromados na carroceria, bem como capricha no uso do black piano e couro nas forrações internas.

Internamente, o modelo mostra muito mais do que parece em se tratando de requinte. Os bancos são revestidos em couro ecológico, com costuras vermelhas, como boa parte do painel e portas, onde as costuras no mesmo tom de cor está presente. O quadro de instrumentos, por sua vez, passou por aprimoramentos para corrigir o problema de baixa visibilidade que ocorre no T40 manual.

O T40 CVT traz novo computador de bordo, com várias funções de checagem de funcionamento do carro e dados de cruzeiro, como consumo instantâneo, médio, autonomia etc. A nova versão não abriu mão da exclusiva JAC Connect Front Câmera,  presente na versão manual. Em conjunto com o aplicativo JAC View, essa câmera é capaz de registrar filmes (com áudio) de todos os percursos percorridos pelo T40.

Motor

O motor 1.6 rende  de 138 cv a 6.000 rpm e 17,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo. Ele  possui quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão e (a novidade) também no de escape. Esse artifício, batizado de DVVT, é capaz de garantir torque nos baixos regimes e potência nas altas rotações, pois altera o tempo de abertura e fechamento das válvulas de acordo com a necessidade instantânea do motor.

O JAC T40 traz de série na versão CVT, dentre outros tens, Ar-condicionado Automático, Cruise Control com comandos no volante, Faróis com regulagem elétrica de altura do facho e “Follow Me Home”, DLR (LED diurno), Faróis e lanternas de neblina, Brake-light, Retrovisor interno antiofuscante, bancos de couro, Airbag duplo frontal e Travamento automático das portas a 15 km/h.

E mais: Freio ABS com EBD, BAS - Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico), BOS - Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio), ESP - Eletronic Stability Program (controle eletrônico de estabilidade), TCS - Traction Control System (controle eletrônico de tração), HSA - Hill Start Assist (assistente de partida em rampas), Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro (com Câmera de ré) Uma pena não oferecer na nova central multimídia o GPS integrado, mas será compatível em breve com Android Auto e Apple CarPlay.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias