
Já se passou um ano desde que as tropas armadas russas invadiram a Ucrânia por ordem do presidente Vladimir Putin e o conflito russo-ucraniano continua a crescer. Enquanto em apenas um ano o preço da Ucrânia já é pesado, com milhões de deslocados e várias dezenas de cidades destruídas, um projeto comovente surgiu para expor ao público os danos sofridos pelo país durante o ano passado.
Em colaboração com quatro organizações ucranianas, incluindo United24 e Voices of Children, a agência de publicidade And Us criou a iniciativa “ O Inegável Street View”, que ilustra as zonas de guerra na Ucrânia a 100 km de distância, inspirando-se na ferramenta Google Street View.
As equipes de projeto puderam, assim, recriar as cidades devastadas a partir de fotografias imortalizadas por Mykola Omelchenko, fotojornalista no campo, vistas panorâmicas, imagens de drones e modelos 3D.
Através deste mapa interativo, é possível viajar por seis cidades como Kiev, Irpin, Kharkiv, Izyum e Cherigiv e Sumy para observar os danos causados pela guerra e, além disso, o que o povo ucraniano vive diariamente.
Esta campanha faz parte de um projeto maior chamado War up Close, que é coordenado com o Serviço de Emergência do Estado, o Ministério do Interior, o Ministério da Cultura e Política de Informação da Ucrânia.
A agência dos Emirados Árabes Unidos quer ir ainda mais longe ao desenvolver uma experiência imersiva usando óculos de realidade virtual para dar aos usuários a impressão de realmente se movimentar pelo país em guerra. Para ver mais, você pode visitar o site oficial da operação(https://war.city/)
Por detrás desta louvável iniciativa que evidencia os estragos da guerra e que poderá servir para outros conflitos mundiais, revela-se uma intenção de marketing a ponto de criar "atracções" em torno desta catástrofe e perder o seu objectivo inicial que era informar e sensibilizar.