Home / Brasil

BRASIL

Estudantes do DF ganham medalhas em competições na Ásia

Alunos do Colégio Seriös no Distrito Federal, participaram de competições asiáticas de matemática e raciocínio lógico e, conquistaram medalhas de prata e bronze. A Asia Internacional Mathematical Olympiad (AIMO) e o World Mathematics Games Open (WMGO), foram realizadas pela primeira vez este ano.

Essa escola é a única do DF a enviar alunos para realizar as provas na cidade de Taipei, em Taiwan. A olimpíada AIMO é realizada desde 2012 e o aluno Pedro Santana Aguiar conquistou a medalha de bronze, já no WMGO, que é o torneio de raciocínio lógico, que mistura matemática com games, a estudante Linda Arueira ganhou a medalha de prata.

A medalha de bronze foi conquistada pelos alunos, Ricardo Monzillo, Vinícius Cavalcante, Ana Ramos, Gustavo Veloso, Sofia Veloso, Rafael Nogueira, Bernardo Goulart e Heron Santos. Outro alunos do Colégio Seriös receberam menções honrosas. Segundo o professor de matemática Raul Victor Batista Carneiro, a participação nesse tipo de competição enriquece o currículo dos alunos e pode fazer a diferença no futuro.

Competições estimulam os estudos

“Algumas universidades já começaram a prestar atenção nesses estudantes”, afirma o professor. De acordo com ele, os jovens voltam das competições com mais estímulo para se dedicar aos estudos. Ele cita o exemplo do Pedro Aguiar, que quer estudar mais para o ano que vem, pois ele quer conquistar a medalha de ouro.

Segundo o estudante, ele ficou orgulhoso por representar o país e um pouco ansioso ao ver o nome no telão, mas se sentiu bem em representar a escola e o Brasil. O professor Raul Carneiro afirma que as provas consistem em várias questões que os alunos têm que responder por escrito, em um ambiente semelhante ao de sala de aula.

O tempo para resolver os problemas propostos pela AIMO foi de duas horas, já os da WMGO, uma hora e meia. De acordo com o professor, os alunos saem um pouco cansados, mas se empolgam quando veem os resultados. Os alunos se prepararam para participar da competição após a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, realizada em abril.

Com informações do Metrópoles

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias